11 Dicas de Experiências Online em EAD

11 Dicas de Experiências Online em EAD

No mundo todo já se pode obter certificações formais em educação a distância da graduação ao doutorado, mas  também já é bastante óbvio para todos  que  a aprendizagem online requer mais do que uma conexão à Internet. Para ser bem sucedido neste novo ambiente educacional, todo aluno precisa planejar com bastante cuidado as suas ações e ser bem organizado em todo  transcorrer do início ao final de seu curso, Vou  listar neste post as minhas 11 dicas de experiências online em EAD, que poderão ajudar os interessados no  ingresso de um  curso de educação a distância, para que assim tirem  o máximo partido desta eficaz proposta de aprendizagem que equaliza tempo, lugar, aprendizagem e consequentemente fornece autonomia e gosto pelo ato do “aprender a aprender”.

 

Dica # 1:  Será que a Aprendizagem Online é para Você?

Antes de se candidatar a um programa online, certifique-se se você sabe o que realmente é a aprendizagem à distância.  Não é uma aprendizagem para todos!  Pelo menos ainda não. Por quê afirmo isto? Porque muitos encontram algumas dificuldades na modalidade. Vale pontuar que um percentual significativo de alunos ainda está habituado à  interações  face-a-face com os  professores e colegas de classe.  Alguns outros alunos acham que aprendem melhor em uma sala de aula física, enquanto outros tantos  já estão bastante confortáveis em relação à  aprendizagem a distância pois a concebem como  confortável e que também oportuniza à independência. Muitos já adoram as interações online para aprender.  Bem, e você? É bom em administrar o seu próprio tempo? Está disposto a aprender novas habilidades?

Dica # 2: Encontre uma Escola e Cursos em EAD Credenciados e bem Avaliados

A acreditação é um dos fatores mais importantes na escolha de uma Escola online. Você sabia disto? Pesquise a Escola e o Curso escolhidos por você através da plataforma do MEC – Ministério da Educação e Cultura. Veja este meu minivídeo  e informe-se em detalhes de como fazer istohttps://www.youtube.com/watch?v=D7TtoqRv21Q&list=TLjh8r3qstG54

Dica # 3: Conheça as Questões de Sistema Tecnológico

Verifique se o seu computador atende aos requisitos referentes ao  sistema tecnológico para todos os seus cursos/disciplinas de e-learning. Será  que o seu computador está atualizado? Confira software, aplicativos, navegadores, pluggins e se o seu acesso à internet é  confiável e estável.

Dica # 4: Encontre o Ambiente Ideal para o seu Estudo

Avalie os seus possíveis locais  físicos de estudo para assim  encontrar o melhor espaço  para acessar a internet, realizar as  suas atividades, se conectar com os seus colegas de sala virtual e com  o seu professor-tutor. Busque ter um local físico com boa iluminação,  mesa e cadeira confortáveis, espaço suficiente para espalhar seus livros e papéis. Tudo isto para que você seja produtivo e aproveite totalmente o seu curso em EAD.

Dica # 5: Participe, Interaja, Comunique!!

O ensino a distância não significa que você está por sua própria conta!!  Você não tem e nem deve se isolar,  pois na verdade os bons cursos em EAD estimulam a integração e a interação entre todos,  objetivando a construção do conhecimento. Faça parte do “conjunto” e assim participe dos fóruns, das webconferências, dos chats. Saiba que as “discussões” fazem parte do processo de aprendizagem. Não despreze esta rica oportunidade. Marque a sua presencialidade virtual!

Dica # 6: Aproveite os Serviços Ofertados ao Aluno Online

Em qualquer “boa” plataforma tecnológica educacional,   você terá acesso a uma variedade de serviços aos estudantes, como por exemplo: equipe de suporte, biblioteca virtual, livraria virtual, departamento de TI, coordenação do curso, link com o tutor. Hoje o mais contemporâneo em EAD é se obter feedback do tutor em pouquíssimas horas. Aquela história de ter que “aguardar” 48 horas por uma resposta, já foi, já era…..

Dica # 7: Faça o Login Todos os  Dias

Faça o login diariamente  em seu curso online  para ler avisos no mural, para ver o que o seu tutor postou de novo, verificar o que os colegas escreveram no  fórum de discussão, e assim você estará sempre atualizado em relação as últimas notícias, ações, andamentos e eventos.

Dica # 8: Pense Antes de Postar Algo

Clicar em “enviar”  algo e de maneira muito rápida, sem a devida leitura,  pode lhe colocar em uma situação que não permita “voltar” atrás.  Leia tudo com atenção e faça os seus comentários devidos. Pense no que escrever e no como escrever antes de postar. Pensamento crítico e bom senso. Sempre!

Dica # 9:  Seja Comprometido com o seu Estudo Online!

Ter compromisso com a EAD  lhe assegurará uma experiência de aprendizagem muito eficaz. Procure ser um aprendiz ativo, faça perguntas, pense criticamente, organize sempre o seu tempo destinado aos estudos. Faça amizades com os seus colegas online! Além de ser produtivo pode ser divertido também!!

Dica # 10: Abrace a  Experiência OnLine

Preste bastante atenção, agora. Se chegou até aqui, saiba que você faz parte de um novo capítulo na Educação. Desta maneira faça realmente parte deste cenário com a mente aberta, com motivação  e com o  coração cheio de paixão por esta proposta que está mudando o mundo da Educação! Saiba que você é um importante personagem disto.

Dica # 11: Avalie. Avalie Sempre! 

Forneça feedback, tanto bons quanto ruins aos seus professores-tutores e administradores do curso.  Eles querem saber sobre a sua experiência de e-learning  e considere o seguinte ao submeter as suas avaliações: organização online, qualidade dos conteúdos, design instrucional e entrega de conteúdos, aprendizagem inovadora com tecnologias,  apoio ao aluno e acesso à recursos, feedback do tutor, feedback da coordenação, feedback da Escola. Você é tratado com respeito? Com consideração?

Se este check-list atende as suas expectativas, muito bom!! Vamos lá!

Aproveite as 11 Dicas de Experiências Online em EAD

E boa sorte em suas escolhas e em seus estudos! Torço muito por você!!!  😛 

Saiba +

Vantagens de Estudar por Educação a Distância

 

 

Comentário em “11 Dicas de Experiências Online em EAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website