Aprender nas Empresas é um Bom Negócio

Aprender nas Empresas é um Bom Negócio

 

Você sabia que aprender nas empresas é um bom negócio ? Sabe por quê? Todo gestor em uma organização não quer colaboradores que atuem medianamente, mas sim talentos que colaborem na expansão da corporação, que sejam detentores de habilidades e competências ímpares,  para que façam parte de um time de excelência.  E o que as empresas podem oferecer em troca para estes talentos que são tão difíceis de encontrar?  Elas oferecem oportunidades inovadoras de desenvolvimento pessoal e profissional assim como aprendizagens em prol dos negócios da própria corporação. Bem…começaremos agora uma conversa um pouco complexa….mas que vale a pena….vamos lá….

 

Embora 70% do conhecimento adquirido nas empresas venha da formação on-the -job e 20% através da observação de outros profissionais  (aprendizagem social), dados comprovam através de pesquisas organizacionais; que apenas uma pequena parcela, em torno de  10% do que se aprende,  vem realmente do treinamento ‘formal’ , ou seja, dos cursos de formação online ou presencial, workshops, unidades de eLearning oferecidos no mundo organizacional através da educação corporativa.

 

Os 10% que são assimilados à partir dos programas de treinamento nas empresas,  nos mostram basicamente que os funcionários perdem ou deixam de adquirir 90% do aprendizado que ocorre justamente nos treinamentos. Desta maneira, quando os funcionários se motivam pelo que aprendem fora do treinamento oferecido pelas empresas, eles realmente irão se lembrar muito mais,  e consequentemente aplicar melhor no trabalho que executam. Será que estes dados preocupam as empresas?

 

Imagine o que poderia ser alcançado se cada treinamento formal alcançasse 100% de aprendizagem? Bem….isto faz pensar que as organizações precisam ter uma maneira de reforçar o conteúdo de aprendizagem que oferecem, caso contrário, ele será esquecido mesmo. Afinal, sem reforço, o treinamento será nada mais do que a transferência de conhecimentos, o que não levará a qualquer mudança de comportamento. Teoria e prática são complementares, sempre!

 

O e-learning é uma modalidade de ensino a distância, no qual as empresas estão cada vez mais aderindo como solução destinada à área de treinamento e desenvolvimento, pois é um recurso que possibilita uma otimização na integração do conteúdo teórico com as melhores práticas destinadas aos processos internos da empresa. O e-learning é uma  forma de treinar os funcionários e prepará-los para enfrentar problemas do seu dia-a-dia, tendo como arma o conhecimento.  Além disso, com a utilização desta abordagem, é possível disseminar a informação de forma uniforme, havendo uma padronização do conteúdo e da forma como esse conhecimento será  disponibilizado. Perceba que aprender nas empresas é um bom negócio …. 😆 

 

Se o treinamento não for ligado às funções, habilidades e pontos fortes do colaborador, a organização não consegue obter melhorias perceptíveis da parte dele,  e mais cedo ou mais tarde, o plano de treinamento mostrará que falhou. A comunicação e a colaboração entre profissionais-alunos, mais o material didático de excelência, podem desenvolver a cultura de aprendizagem que estimulará toda a organização em assumir o comando de sua aprendizagem coletiva e principalmente de se acreditar nela.

 

É necessário oferecer um plano de aprendizagem e desenvolvimento que se concentre nos talentos individuais fornecendo as habilidades que a organização precisa. Claro, sempre haverá níveis mais básicos de colaboradores e que são extremamente necessários em uma organização, mas as empresas devem se concentrar no desenvolvimento de talentos dos colaboradores de maneira geral. Todos nós temos talentos adormecidos, ou aflorados através da aprendizagem ou já atuantes no dia-a-dia.

 

As organizações precisam oferecer treinamentos e cursos para assim desenvolver um conjunto de competências, habilidades e comportamentos que os colaboradores precisam possuir para atender as necessidades da empresa, demandas dos setores e que atendam o mundo dos negócios que se mostra a cada dia mais complexo, dinâmico e em constante mudança.

 

Uma vez que as competências foram desenvolvidas, os colaboradores podem e devem ser avaliados. Avaliações por competência são realizadas para analisar o quanto e o como o colaborador absorveu e assim desenvolveu expertise para realizar o seu trabalho. É também o elemento-chave no processo de planejamento de sucessão, porque fornece uma forma de desenvolver pessoas para futuros papeis .

 

Quais as habilidades que um gerente de loja precisa ter? Quais as  diferenças na atuação de um diretor de supermercado e de um  gestor na área de finanças ? Como atua um bom vendedor ? Depois de saber quais são as competências que cada papel exige, a empresa pode planejar o seu treinamento em torno da aprendizagem e melhorar essas habilidades de seus colaboradores, o que irá beneficiar o trabalhador individualmente e consequentemente na dimensão do coletivo.

 

As empresas precisam  ser capazes de reagir às mudanças do mundo dos negócios de forma rápida, eficiente e habilmente. Com o cenário dos negócios que anda bastante tumultuado nos dias atuais, agora é essencial desenvolver a mentalidade e a capacidade de entender as necessidades emergentes de cada negócio para resoluções just-in-time.

 

Terceirizar o treinamento e desenvolvimento de uma empresa às vezes pode ser arriscado, pois  é repassar a tarefa para especialistas externos que não conhecem com muita intimidade a organização. Para criar o melhor programa de treinamento que realmente atenda às necessidades da empresa, deve-se utilizar as habilidades e conhecimentos de especialistas nos assuntos de dentro da empresa. Isto não significa necessariamente que eles sabem como ensinar os outros o que eles sabem, especialmente quando se trata de conceber a aprendizagem online. Por isto é tão importante envolvê-los na produção de eLearning.

 

Para realmente quebrar as barreiras entre a gestão da aprendizagem e a gestão de talentos, é essencial que a formação oferecida seja relevante para a função do colaborador. Contextualizar a aprendizagem através da resolução de problemas, por exemplo, incentiva os profissionais-alunos a aprenderem uns com os outros e lhes permite monitorar a sua própria aprendizagem, levando-os a se tornarem auto-dirigidos,  motivados, ativos. Em outras palavras, a formação tem que ser benéfica para a organização e se encaixar em objetivos do próprio negócio.

 

Quando os colaboradores se tornam alunos ativos, passam a ser responsáveis por suas aprendizagens e consequentemente com o desenvolvimento organizacional.  ​​Eles percebem que melhorar as suas habilidades e aprender coisas novas é muito benéfico,  primeiro para eles mesmos e consequentemente para as corporações.

Saiba+

Aprendizagem OnLine On-The-Job ( Aprendizagem no Trabalho)

 

 

 

11 comentários em “Aprender nas Empresas é um Bom Negócio

  1. Parabéns pelo artigo, sua descrição sobre o papel do gestor de EAD, ressalta a necessidade de um profissional multidisciplinar, um pouco de administrador, Especialista em TI, Espacialista em EAD, Gerente de Projeto, Pedagogo, etc.

    • Olá Cássio,

      O Gestor de um Curso em educação a distância precisa ter conhecimentos multidisciplinares para poder “enxergar” e “atuar” em todas as dimensões. É mais seguro para todos. É seguro para ele, para a instituição, para o corpo discente.

      Forte abraço!

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  2. O Ensino à Distância é uma ferramenta de educação atual e expressiva na expansão dos conhecimentos. Pela minha experiência como docente e também em EaD, observei ser fundamental ter contatos presenciais com a equipe dos docentes para que haja harmonia entre os trabalhos de um e do outro. Cumprindo assim a mutidisciplinariedade necessária. Coisa que ocorre muito pouco nas universidades que adotam essa modalidade de plataforma de aprendizagem. Bem como o conhecimento da equipe de apoio é fundamental, pois chega um momento em que nossas demandas são distanciadas pela falta de compreensão de profissionais administrativos que precisam nos auxiliar dando suporte para o ensino ocorrer. Essa é minha sugestão de reflexão sobre a prática. Abraços,Luiza

  3. Boa tarde. O Ensino a distância veio para quebrar paradigmas e mostra que a transmissão do conhecimento é feita independente do espaço, o que conta é o profissionalismo do professor que além da sua capacidade técnica tem também habilidade humana e envolve o seu aluno na busca do saber.

    Att.

    • Olá Euvas,

      Obrigada pelas considerações.

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância

  4. Oi Lilian
    Em relação a este assunto, na minha opinião, acima de tudo este Gestor seja um empreendedor para gerir suas ações com eficacia por uma gestão de qualidade.

  5. Boa tarde Liliam.

    Muito bom o artigo sobre Gestão. Parabéns! Como tutora presencial de curso de Pedagogia e aluna de Pós Graduação: Metodologias para Educação à Distância”, concordo, o gestor deve saber atuar em todas as etapas de cursos EAD, para isso deve se capacitar constantemente.

    • Olá Hilda,

      Muito bem-vinda ao nosso espaço de troca e compartilhamentos.

      Parabéns pelo seu trabalho em tutoria. Espero que as ideias aqui apresentadas colaborem sempre!

      Sim, a capacitação constante é um maravilhoso investimento que todo tutor deveria realizar.
      Nas capacitações co-existem muitas boas reciclagens.

      Forte abraço,

      Liliam Silva

      Blog educação-a-distância.com

  6. A educação a distancia está mudando o pensamento de muita gente .Até mesmo para os professores dos cursos tradicionais ,se quiserem estar atualizados vão ter que deixar de serem resistentes a nova modalidade e provarem para verem e deixarem de dizer que esta modalidade não funciona ,esses educadores tem que se evoluírem e experimentar estes novos métodos.
    Quanto a gestão acho ,não sei posso estar errada ,mas acredito Lilian que o gestor deve ser como diretor de escola que conhece todo o seu funcionamento,só que na EAD acho que tem que ser mais bem elaborada ,né

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website