Aprendizagem Online On-The-Job

Aprendizagem Online on-the-job. Pronto para ela?

A aprendizagem nas empresas aquela que ocorre em eventos presenciais como em salas de aula ou seminários por várias cidades, vem dando lugar à aprendizagem online on-the –job (no trabalho) . Muitas vezes a plataforma tecnológica na qual os funcionários de uma empresa trabalham, torna-se a plataforma que eles aprendem sobre o próprio trabalho que estão realizando ou devem realizar. Desta maneira os empregadores não podem mais ignorar a integração do trabalho com a  aprendizagem online. O mundo do trabalho e o mundo da aprendizagem on-the-job estão tornando-se cada vez mais  indissociáveis e muitas vezes é difícil diferenciá-los.

A aprendizagem online realizada no local de trabalho (on-the-job)  é muito mais do que receber algo parecido com a  instrução formal que se adquire em escolas técnicas ou em universidades; aliás o ato de aprender é sempre  possível em todos os lugares.  Só que o ato de “aprender” e “trabalhar” estão também interligados na era das conexões em rede. Por exemplo, se eu estiver em minha mesa de trabalho na empresa e com uma certa dificuldade  relacionada ao que estou realizando, eu posso ir em busca de ajuda com outros especialistas online?  Se eu estou trabalhando na solução de problemas, eu posso conseguir alguém online com a mesma formação para me esclarecer sobre pontos obscuros? Isto pode ocorrer dentro da companhia buscando-se virtualmente os mentores?

É muito importante que existam possibilidades de aprendizagem online no mundo corporativo. As empresas que são constituídas por departamentos de desenvolvimento organizacional, devem se focar principalmente  nos processos de aprendizagem social, assim como  prepararem  os seus colaboradores para serem aprendizes contínuos. Aprender socialmente é a alfabetização do século 21. E qual seria o primeiro passo para isto? Fornecer conteúdos relevantes e ferramentas tecnológicas interativas para que as equipes dos vários departamentos ou locais físicos distintos aprendam e trabalhem de forma colaborativa.

As universidades corporativas e os departamentos de Treinamento & Desenvolvimento de grandes empresas, em geral, passaram e ainda estão passando por uma transição  muito importante causada pelo advento da  Web 2.0. As ferramentas de trabalho e as ferramentas de aprendizagem voltadas à aprendizagem online estão se tornando sinônimo no mundo corporativo. Alguns ainda se perguntam: Será que a experiência de aprendizagem online é relevante no desenvolvimento das habilidades e competências para o exercício  das funções no trabalho? Bem…eu sempre digo que as pessoas precisam assumir o controle de sua aprendizagem online em um mundo onde todos (ou grande parte) estão conectados simultaneamente. A aprendizagem tem que ser um aporte dos profissionais e o apoio à aprendizagem tem que ser uma função da estrutura empresarial.

Os colaboradores de uma organização na era das redes precisam mais do que treinamentos. Os profissionais contemporâneos precisam de cursos online síncronos e assíncronos que estimulem os debates, a reflexão, as trocas, a colaboração e o apoio entrepares.  Nos dias de hoje o papel fundamental de um CEO é criar e manter  espaços para que as equipes possam se auto-gerir e aprender por si mesmas. Caso você esteja em uma posição de liderança e ainda não tenha  removido  as barreiras à aprendizagem de seus colaboradores, saiba que não está servindo adequadamente a sua organização na era em rede. De maneira geral as pessoas têm que confiar umas nas outras para compartilhar conhecimento e as relações de “poder” muitas vezes bloqueiam essas trocas.  É só observar uma reunião de diretoria e ver como o poder pode matar uma conversa. Se a aprendizagem é o que as organizações precisam para fazer bem a elas mesmas, a fim de sobreviverem no mercado competitivo, necessário será reciclar estes comportamentos  pois o  nosso  trabalho agora  é “aprender a aprender” e muitas vezes no próprio trabalho!

Saiba que cada vez mais o trabalho padronizado continuará sendo automatizado e o único trabalho ofertado para as pessoas será o mais complexo e o  mais  criativo. Para realizar este tipo de trabalho requer uma cultura pessoal  de aprendizagem contínua e pelo que ocorre no mundo como um todo não há dúvidas de que a aprendizagem online é a grande trilha a seguir. Será impossível existir uma empresa eficaz onde todos não estejam constantemente aprendendo e isso não significa que todo mundo vai estar em cursos de formação permanentemente ,  pois o trabalho em  rede vai exigir a aprendizagem independente e interdependente continuamente. Em um  futuro muito próximo, aqueles que não se mobilizarem a “aprender a aprender”,  vão perder oportunidades de emprego e serão ineficazes  em seus  auto-empregos.

A boa notícia é que todos nós podemos “aprender a aprender” e a  má notícia é que muitos ainda não sabem como. Práticas emergentes estão às mãos de todos. A aprendizagem online ofertada por bons cursos a distância permite o desenvolvimento justamente destas competências e habilidades. Nos dias de hoje estamos tornando-nos  curadores do  conhecimento e compartilhando-o  amplamente. Estamos também envolvendo-nos nas mais diferenciadas redes e comunidades de práticas sociais/ profissionais. Estas são as nossas aquisições provenientes do século 21. Abençoado século 21!!

Saiba +

Empresas Privilegiam Treinamentos à Distânciahttp://www.educacao-a-distancia.com/e-learning_-empresas-privilegiam-treinamentos-a-distancia/

 

 

 

 

 

Comentário em “Aprendizagem Online On-The-Job

Comentários estão bloqueados.