Boas Razões para Você Investir na Educação Continuada

Boas Razões para Você Investir na Educação Continuada

Um propósito da Educação na vida das pessoas é substituir uma mente vazia por uma mente aberta,  para que se possa pensar com clareza e agir com eficácia no mundo, na vida e no trabalho. Outro propósito da Educação é ajudar cada um a maximizar o seu potencial para a aquisição de uma vida melhor, ou colaborar na construção do caminho para se sair da pobreza.  Ter acesso `a Educação não é apenas adquirir ferramentas cognitivas e emocionais para encontrar um trabalho, ou passar nas avaliações ou até mesmo obter graus, pois a finalidade maior da Educação em nossas vidas é aprendermos a dar significado da nossa própria existência.  A Educação ergue as pessoas, e isso gera uma nova perspectiva sobre o significado e propósito da vida .

 

Temos que continuar a preparar a próxima geração de pensadores e realizadores para navegarem pelo mundo usando a evidência e a razão, assim como devemos ter sempre muito cuidado em proteger os ideais da Educação, aliás ideais que nos ajudam quando trabalhamos juntos para tentar melhorar o mundo. Nós podemos mudar o mundo pela mudança de atitudes pessoais e coletivas, alterando assim as nossas percepções. Nesses novos tempos atravessamos muitas mudanças, inclusive da tecnologia que avança a um ritmo extremo e que permite que com ela as grandes organizações adaptem-se ao mundo contemporâneo e cresçam ao longo dos próximos anos.

 

As universidades estão entrando num período de forte competição,  que nunca experimentaram antes e se não aprenderem as lições do setor empresarial,  serão condenadas ao fracasso. A universidade que abraça a mudança cultural e tecnológica tão necessária, sem dúvida, é a que definirá o estudante do futuro pois a tecnologia vai ser cada vez mais o ponto de convergência de tudo. Os profissionais de hoje estão enfrentando desafios em todas as áreas do trabalho, o que torna a aprendizagem ao longo da vida mais crítica do que nunca, justamente porque o local de trabalho contemporâneo é cada vez mais complexo, com empresas mais competitivas, eficazes e mais globais. Como resultado, os profissionais precisam ser cada vez mais especializados e flexíveis, até porque as empresas estão sob crescente pressão financeira interna e externa. A única certeza do momento é  inovar ou morrer”, que se tornou o mantra empresarial popular, aliás mantra este, que era usado antes apenas nas empresas de tecnologia, e que agora ecoa em todas as companhias e com  funcionários de todos os níveis. E é justamente por isto que hoje se fala apenas em carreira profissional apoiada pela educação continuada.

 

Há duas gerações, seus avós puderam  construir uma sólida carreira em uma única empresa, assim como seus pais puderam ter experiências ao longo da carreira em algumas empresas diferentes. Mas os profissionais de hoje devem preparar-se para trabalhar em vários campos e para várias empresas. A educação continuada tem sido uma das melhores maneiras para melhorar os nossas habilidades profissionais ou até mesmo possibilitar a construção de diferentes carreiras ao longo da vida. Graças aos avanços rápidos da educação on-line, pode-se aprender nos dias de hoje sem fazer sacrifícios pessoais ou profissionais e através dos melhores programas de cursos que entregam os mesmos padrões acadêmicos rigorosos das melhores universidades convencionais. Na verdade, muitas das universidades de pesquisa mais admiradas do mundo já oferecem tais opções para profissionais de um amplo espectro de companhias e de diferentes funções de trabalho.

 

`A partir de seus computadores domésticos, um profissional da área da contabilidade pode estudar  as mudanças das tributações das empresas; um fisioterapeuta pode aprender sobre design de casa funcional para idosos; e um professor do ensino médio pode estudar os princípios do currículo diferenciado para ajudar os alunos superdotados e de alta capacidade a alcançarem o pleno potencial. Já é comum hoje em dia os médicos se inscreverem em  programas de educação continuada, principalmente aqueles interessados ​​em melhorar as capacidades de investigação clínica e outros que querem fazer uso de estatísticas clinicas mais especializadas. A variedade e a sofisticação das classes on-line continuam a se expandir a cada dia, oferecendo maiores oportunidades para o enriquecimento profissional de todos. Coletivamente as empresas e associações também estão tirando vantagem da educação continuada através da internet, pois estas entidades agora são capazes de oferecerem aprendizagem colaborativa on-line para os seus funcionários que estejam geograficamente sediados distantes.

 

Mas na verdade, no dia de hoje,  o que o boom mundial da  educação on-line significa para as instituições de tijolos e argamassa? Ao contrário dos gritos de muitos opositores, a morte da universidade tradicional não é iminente e nem verdadeira, pois a universidade tradicional é uma das nossas instituições sociais mais duradouras. Jamais esqueça disto. É uma casa excepcionalmente dinâmica como capital intelectual e infra-estrutura física, fornecendo plataformas para descobertas e inovações que alimentam o progresso humano. Mesmo agora com a inauguração da 42 no Vale do Silício,  que é a primeira universidade híbrida sem professores do mundo, onde as avaliações são feitas pelos próprios colegas, escolhidos de forma aleatória, onde o modelo de ensino adotado combina ensino colaborativo e aprendizagem,  devemos pensar que jovens estudantes da graduação, que geralmente estão entre os 18 e 22 anos de idade, respondem muito bem em um ambiente que proporciona mais estrutura e que ofereça o desenvolvimento de habilidades sociais, interpessoais e de redes pessoais, e sempre na presença do professor.

 

A este respeito, um campus virtual simplesmente não consegue substituir o imediatismo de uma experiência universitária tradicional e presencial que os mais jovens tanto apreciam. Por estas razões, a pós-graduação ofertada pela educação on-line, acaba gerando um maior valor, pois os alunos são mais maduros para lidarem com esta experiência e possuem uma agenda de vida para dividir atenções com a  vida familiar, vida profissional e vida acadêmica. É crescente o número de profissionais que empregam a educação continuada pelo on-line para aprimorar suas habilidades, que acabam sendo ativos que vão continuar a alimentar esta revolução tecnológica que atravessamos. Leonardo da Vinci, que deixou para trás várias obras notáveis e não concluídas, disse a famosa frase: ” A arte  nunca é terminada, simplesmente é abandonada.” O mesmo podemos falar sobre a aprendizagem, pois a educação continuada on-line não só garante profissionais que nunca abandonarão a aprendizagem ao longo da vida, mas também ajudá-os a certificarem-se que seus postos de trabalho não serão perdidos tão facilmente.

 

Em todas as áreas do conhecimento, os professores devem desenvolver em seus alunos o domínio da pesquisa e da investigação com base em informações que atendam às demandas da Era da Informação. Este domínio é o desafio para qualquer profissão e profissional do mundo contemporâneo.  É imperativo utilizar-se a tecnologia da informação como parte importante da agenda de reformas para as escolas nos dias atuais pois há uma necessidade crescente de profissionais com alto desempenho no país. Neste contexto professores devem garantir que os seus alunos adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para uma vida profissional bem sucedida.

 

Os professores têm um papel vital no progresso e desenvolvimento do país e deve ser  assegurado a eles as condições razoáveis ​​de viver e de trabalhar dignamente. Um professor é aquele que remove a escuridão da ignorância e precisamos de professores que não somente sejam competentes, mas também que atuem através de uma liderança sem precedentes na Educação tendo boa vontade para com as próximas gerações, apreciando o que está acontecendo dentro da sala de aula tanto on-line como presencial,  e interpretando o desempenho de cada aluno de maneira digna e ética. Antes de tentar ensinar uma matéria, todo professor deve ter um plano distinto em mente, para saber exatamente o que deseja realizar. Concorda ou não?

 

Saiba+

Use o Humor em Suas Aulas Online. Saiba Como!

 

Esse item foi postado em Geral. Coloque o permalink nos seus favoritos.

5 comentários em “Boas Razões para Você Investir na Educação Continuada

  1. Excelente artigo, devendo ser destacado a questão “inovar ou morrer” e a importância da universidade ser tratado com forte enfoque EMPRESARIAL!!!

  2. Liliam, gosto das suas ideias e como você as apresenta. Você fala “a partir de seus computadores domésticos…” e isso me fez pensar que hoje você poderia falar “a partir de seus computadores domésticos e celulares…” porque a plataforma educacional que implantei, administro e faço a produção dos conteúdos, principalmente vídeo aulas, é responsiva e esse detalhe foi fundamental para o tipo de aluno interessado em nossos cursos, que assiste as aulas no transporte de volta para a casa após o trabalho.
    Meus votos de sucesso, o nosso país só vai para a frente quando tivermos educação para todos.
    Milton Ferraz

    • Obrigada Milton!

      Eu na verdade quando falo de EAD, não discrimino se o uso do aluno será por lap top, notebook, computador fixo, tecnologia móvel menor. O mais importante é o aluno do século 21 que pode estudar em qualquer lugar, quando quiser e com preço reduzido. O Brasil precisa criar oportunidades de acesso `a Educação.

      Concordo com você! E o Brasil precisa oferecer Educação absolutamente a todos!!

      Abraços,

      Liliam Silva

  3. Olá, adorei a postagem que li.
    Realmente isso que vc relata, de fato tem feito com que a educação EAD, seja mais valorizada e respeitado, como processo irreversível, e que atende as necessidades da vida moderna e tecnológica.

Comentários estão bloqueados.