Causas da Evasão em Cursos Online

Causas da Evasão em Cursos Online

As causas da evasão em cursos online sempre é um assunto que desconforta todas as instituições de ensino, que tentam bravamente não serem acometidas por estes abandonos. Mas o que leva os alunos a se matricularem e não darem continuidade aos seus estudos na EaD?  Este questionamento tem feito educadores, instituições, consultores da área da educação refletirem e buscarem respostas. Uma realidade explícita todos sabem, os alunos que fazem cursos online pela primeira vez, em geral não tem ideia de quais sejam as demandas que os aguardam, e por isso correm sério risco de abandonarem o curso logo no primeiro semestre. Detalhe: alunos de semestres mais adiantados também evadem!! Vamos conferir neste post as causas da evasão em cursos online

 

É importante que a instituição de ensino em parceria com o tutor,  deixarem claro ao aluno de primeiro semestre de curso online,  o que se espera dele e oferecer-lhe todas as diretrizes e apoio em relação a necessidade de gerenciamento do tempo, as maneiras didáticas de estudar os conteúdos com eficácia, o papel que o tutor desenvolverá no ambiente de aprendizagem virtual e tudo o mais que ele necessite para poder dar continuidade aos estudos virtuais e não desistir. Mas vale pontuar, que alunos mais avançados, de semestres adiantes, também evadem e termos que analisar neste post as razões que estimulam estes outros alunos.  Segundo o censo 2012 da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), os programas autorizados pelo MEC tem evasão média de 20,5% e os cursos livres de 23,6%.

 

É fato que educação a distância  tem  uma evasão igual e muitas vezes até maior do que a do ensino presencial. Isso acontece porque essa modalidade de aprendizagem exige muita dedicação e a sua aparência de facilidade no manejo do estudo,  é absolutamente falsa;   já que o aluno tem que se dedicar maciçamente. É indiscutível que a EAD proporciona muitos ganhos pessoais ao aluno,  como o fato de poder estudar em casa ou no trabalho, mas ele  necessita ter muita disciplina e motivação para realizar e concluir o curso online com sucesso, assim como construir uma forte parceria com bons tutores para que realmente possa receber o apoio necessário.

 

Muitos alunos de EAD se dão conta ao longo de suas experiências em aprendizagem virtual, que não se dedicam de maneira eficaz em cursos online. Quando isto ocorre é necessária uma pontual intervenção do tutor para que assim ele facilite e estimule o investimento pessoal do aluno que naquele momento se mostra desinteressado. Este aluno que depois de matriculado não mais comparece às aulas online e passa a ser inativo,  sempre é um sério candidato para desistir totalmente no decorrer do curso e a qualquer momento,  e assim gerar uma perda não só para ele, como também para a instituição de ensino. Todos saem perdendo e muito! 

 

A falta de habilidade por parte dos alunos em gerenciar o “tempo” em EAD, realmente é uma das principais causas da evasão, seguindo a dificuldade de adaptação à metodologia online aliada à falta de experiência em cursos da modalidade. Outras causas importantes que geram a evasão,  envolvem a dificuldade do aluno para redigir textos, a insatisfação com a atuação do tutor, a baixa qualidade dos materiais disponibilizados pelas instituições e até mesmo o sistema de avaliação da instituição ser pouco coerente diante da estrutura do curso online.

 

Um dos maiores atributos pessoais de um aluno virtual em cursos à distância, é o de saber gerenciar o tempo de estudo e estabelecer prioridades para a realização eficaz e em tempo legível de todas as atividades solicitadas pelo curso. Administrar o tempo é altamente benéfico pois  proporciona a diminuição de tensões, aumenta a eficácia e produtividade, assim como melhora a qualidade de vida de todos os alunos de educação a distância. O tempo é um recurso precioso e a consciência da sua importância ajuda a gerenciá-lo contemplando sempre a eficiência daquilo que se faz, no caso o investimento pessoal em EAD.

 

É muito relevante ter consciência que é  no primeiro semestre de um curso online que ocorre o maior número de evadidos e desta forma é o período mais delicado pois parte significativa dos alunos não se adapta à rotina de estudos que a modalidade exige.  Isso acontece porque ainda existe a fantasia de que é possível aprender sem esforço na educação a distância. Em instituições que oferecem programas de apoio aos estudantes online, a taxa de evasão no primeiro semestre geralmente oscila entre 10% e 15%, e quando não ocorre este tipo de acolhimento  a perda  pode passar de 25% do total de matriculados do primeiro semestre. É um número bastante significativo.

🙄

É notório também que para a aquisição de um aprendizado relevante e com profundidade, aprendizes online precisam concentrar-se no significado daquilo que o tutor lhes oferece, para com isto ocorrer a conexão com as novas ideias geradas pela aquisição de novos conhecimentos. É fundamental que ocorra nos mais diferentes AVAs (Ambiente Virtual de Aprendizagem) a prática reflexiva e transformadora que leve o aluno virtual a desenvolver um pensamento crítico e independente.

 

Desta forma a marca didática dos novos tempos é poder desenvolver no aprendiz a competência do saber pensar, do saber construir ideias. Estamos falando da oportunidade cognitiva que se faz presente de se (re) construir conhecimentos da maneira mais plena, criativa, lúdica e investigativa possível, e sempre à partir da interação e da colaboração entre todos os envolvidos no aprendizado proposto.

🙄

O conhecimento que gera o “saber” transformou-se em um grande quebra-cabeça, onde montamos e remontamos conceitos e ideias e com isto (re)aprendemos muitas coisas. Isto só ocorre porque as informações estão à nossa disposição o tempo todo. É só clicar um botão e adentramos a um número incalculável de informações e com isto construímos, desconstruímos e reconstruímos saberes. Nunca foi tão interessante aprender mas nada fácil investir neste processo que solicita dedicação, disciplina, gerenciamento do tempo e muita motivação…. 😆

Saiba+

 

 

7 comentários em “Causas da Evasão em Cursos Online

  1. Prezada Liliam e demais,
    Creio que as principais causas de evasão são ocasionadas pela baixa qualidade dos cursos e principalmente pelas metodologias de ensino inadequadas.
    A grande maioria dos cursos de EAD, em que se virtualiza meramente a educação tradicional falida das salas de aula presenciais, é um convite a deserção.
    A EAD tradicional dos atrasados LMS é realmente assustadora. Um ambiente virtual hierarquizado é castrador da criatividade e inibidor da participação colaborativa.
    A industrialização do ensino, multiplicada pelas inúmeras plataformas toscas e esquema de mercantilização da educação que visa somente o lucro fácil é desoladora.
    e continuamos conversando,
    [ ]’s, Carlos Rodrigues Cadre

  2. Outro dia ouvi que um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série.
    Tem a notícia: Com a taxa de 24,3%, o Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), só atrás da Bósnia Herzegovina (26,8%) e das ilhas de São Cristovam e Névis, no Caribe (26,5%). Na América Latina, só Guatemala (35,2%) e Nicarágua (51,6%) tem taxas de evasão superiores.
    Falando em expectativa de vida, acesso ao conhecimento e a renda per capita, onde achamos espaço para planejamento e persistência, compromisso pessoal?
    Opa! Baixa qualidade dos cursos e metodologias inadequadas – industrialização do ensino. A imagem de que a informação vá ser passada mastigada para eles, não será o foco do marketing da instituição?
    Falar que essa geração está um pouco mal acostumada é bondade. Também ouvi que o acompanhamento dos pais causa muita diferença na vida do escolar do seu filho. Existe acompanhamento?
    Essa nossa geração atual ainda não sabe distinguir futuro de divertimento. Não têm nem zona de conforto, como podem sacrificá-la pelo futuro promissor?
    Aumentar a escolaridade da população a qualquer preço,…para inglês ver. O inglês vê e zomba de nós.
    EAD não é para quem tem alguma e quer ter mais?

  3. Muito bem colocada sua visão do EAD. Terminei agora há pouco uma graduação à distância, em Matemática, e a evasão foi muito grande. No meu polo, por exemplo, a turma começou com 30 alunos e terminou com apenas 5, dos quais, apenas eu colei grau. A dedicação e persistência no ensino a distância é tudo.

    • Olá Lilian,

      A evasão ainda é algo que acontece de maneira exacerbada na EAD. Isto ocorre por inúmeros motivos.

      Eu já escrevi um post sobre “Evasão na EAD”.

      Parabéns pela sua conquista e pelo relato!

      Grande abraço,

      Liliam Silva
      educação-a-distância.com

  4. Liliam,
    Boa Noite!

    Tenho tido esse mesmo problema que retrata e que parece ser comum em EAD, no caso em cursos online que crio e que depois faço a tutoria com troca de ideias no fórum de discussão.

    Acabei de imprimir seu artigo, vou ler e depois envio comentário.

    Grata por compartilhar sua experiência.
    Um abraço,
    Graziella B.Zóboli

  5. Boa Noite Lilian, Sou Claudinei Tavares, estou fazendo um curso Pos Graduação de Tutor Online, estou preparando algumas matérias um Curso que tem como titulo Administração da Educação a Distancia, sera curso direcionados para pessoas que quererm atuar na area.

    Gostaria de saber se eu posso disponibilizar no meu curso os seus videos como complementação das aulas que eu estou elaborando. O que me diz aguardo resposta , gosto muito do seu site e dos seus videos gravados nesta area

    • Olá Claudinei, você não poderá utilizar os meus vídeos nos seus trabalhos digitais.

      O que você pode fazer, que é permitido por lei, é indicar os links dos meus vídeos para que os “seus” alunos assistam na “minha” plataforma.

      Agradeço a consulta.

      Liliam Silva
      Blog educação a distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website