Como a Tecnologia Pode Ajudar na Redução de Custos no EAD

Atualmente, vivemos na era do “bombardeio de informações”. Isso se aplica também na área educacional. São incontáveis os sites, blogs e até mesmo vídeos da internet que proporcionam uma gama imensurável de conteúdos para alunos de todo o país.

A grande questão é como superar as dificuldades para encontrar conteúdo de alta relevância, em termos de conhecimento e qualidade de transmissão. Para termos uma noção do mar de informações que chega até nós, o YouTube importa 100 horas de vídeo a cada minuto. Além disso, anualmente, o Twitter recebe 200 bilhões de post no microblog e segundo a American Library Association, em 2020 a quantidade de informação disponibilizada na internet dobrará a cada 15 minutos. Ou seja, uma enxurrada de informações por minuto, todos os dias.

Ao analisarmos o segmento de EAD, um ponto de extrema importância para otimizar esse mercado é que as instituições de ensino e mesmo os cursos livres online, precisam reduzir custos e tempo para, dessa forma, conseguir transmitir cada vez mais conteúdo relevante aos alunos. Com o avanço tecnológico que temos à disposição, existem hoje em dia ferramentas eficientes que permitem uma redução de custo de até 90% no desenvolvimento de cursos online.

Algumas delas, possibilitam mais tempo focado em conteúdo de altíssima qualidade, facilitando a disseminação de informações de forma eficaz e atrativa, orientando o colaborador, o que deve fazer e o que seu trabalho representa no todo da organização, e assim, ajudará a desempenhar seu papel com mais eficiência.

Uma das soluções que o mercado oferece é o sistema de gestão de aprendizagem, também conhecido como LMS. Porém, talvez por falta de conhecimento, o que ainda encontramos no setor são desenvolvedores de cursos utilizando um conjunto de ferramentas de terceiros, para somente depois importar o conteúdo para o sistema LMS, o que acaba saindo mais caro e atrasa o acompanhamento do desempenho dos alunos.

Quando esse criador entra no sistema LMS, ele encontra a possibilidade de criação direta do conteúdo na plataforma, integrando fatores que fazem toda a diferença na transmissão do conhecimento, como recursos de personalização e integração de e-commerce para vendas de produtos customizados; aplicação de gamification; apresentações por meio de slideshare; criação de fóruns de discussões internos ou externos; atuação em redes sociais; entre outros.

Levando-se em consideração que a criação de um curso online demora cerca de 23 dias e tendo em vista os custos de filmagens, animações e gravações, ao integrar diferentes ferramentas em uma única plataforma você conseguirá uma economia efetiva, que poderá ser revertida no desenvolvimento de novos materiais. Para se ter uma ideia da vantagem de usar o sistema LMS, todo o processo citado anteriormente levaria 2 dias, incluindo até mesmo teste do produto que será disponibilizado.

Por fim e ainda para ressaltar a importância de uma plataforma LMS para a otimização do EAD no Brasil, é preciso dizer que cursos desenvolvidos sob esse sistema são vistos no mercado como profissionais, ou seja, que reúnem conteúdo de alta relevância, com o máximo de qualidade e ampla possibilidade de interação. O mais importante disso tudo é colocar o aluno como centro de tudo, nunca a tecnologia, o professor ou o negócio

Gustavo Caetano
Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, empresa pioneira na distribuição de vídeos online e considerada uma das mais inovadoras na América Latina, segundo a Fast Company.
CEO da Samba Tech