Crenças e Verdades sobre Educação a Distância

Crenças e Verdades sobre Educação a Distância

 

Nada tem mais potencial para desenvolver as pessoas do que oferecer a elas um ensino eficaz e acessível que possibilite a aquisição de trabalho no mercado profissional e consequentemente melhores condições de vida. A educação a distância – EAD vem crescendo vertiginosamente, e segundo previsões de especialistas o imenso aumento de uso de smartphones pela população brasileira e mundial, permitirá às pessoas acessos mais rápidos e econômicos à todo e a qualquer tipo de informação,  assim como a facilidade do acesso à educação online que vem se popularizando em todas as partes do mundo. Esta realidade transformará muito as sociedades e principalmente a Educação mundial como um todo. Mas mesmo assim ainda existem crenças e verdades sobre educação a distância ….

 

Os cursos de ensino a distância tem ganhado cada vez mais adeptos a procura de comodidade, flexibilidade, e economia de tempo e dinheiro.  A educação a distância-EAD conta com outros inúmeros fatores que também a fazem crescer exponencialmente,  no Brasil e no exterior. Em nosso país ela cresce porque o fator “crescimento econômico” fez surgir a oportunidade de ascensão social;  como também o desenvolvimento das tecnologias educacionais e a maneira eficaz de se poder conciliar estudo com trabalho.

 

É inegável que a modalidade é hoje a que mais cresce no Brasil. O número de matrículas subiu de 5,3 mil em 2001, pra 993 mil em 2011, e hoje já representa quase 15% do total de alunos e 18,4% dos ingressantes em cursos de graduação. Mas o que mais impacta é o seu crescimento de 2001 a 2011, que foi em média 5.500%, sendo que no mesmo período, o número de cursos na graduação presencial cresceu apenas 95%.

 

O principal requisito para realizar um curso a distância é ter os meios necessários;  normalmente é ter apenas um computador com internet e de preferência com câmera. Outra exigência é possuir conhecimento básico em informática para que possa acessar às aulas online facilmente, navegando pelo ambiente virtual de aprendizagem e fazer downloads, mexer com aplicativos e programas.  Sim!  Precisa fazer vestibular tradicional ou agendado para o ingresso na graduação online,  como se faz para ingressar no ensino presencial,  assim como pode-se ter acesso à vaga pelo ProUni ou usar a nota do ENEM. Depois da aprovação e feita a matrícula, a faculdade dará as instruções de acesso ao curso com o login e senha.

 

A sala de aula online é conhecida como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem. É neste espaço que o aluno irá acessar os conteúdo, fóruns de discussão, videoaulas, exercícios, tarefas, chats e demais ferramentas. Os estudantes também contam com a ajuda de tutores responsáveis por orientar e responder as dúvidas justamente neste ambiente virtual.

 

Ao contrário do que se pensa, os cursos a distância não são totalmente virtuais. Algumas faculdades podem garantir ao aluno online, o contato entre tutores e colegas de sala virtual,  através de encontros presenciais periódicos,  na base física da faculdade ou nos polos de apoio presencial, para assim poder sanar dúvidas, ter acesso à aulas práticas em laboratórios. As provas finais acontecem também sempre de forma presencial, é uma exigência do MEC- Ministério da Educação e da Cultura.

 

Saiba que por lei, os alunos que concluem a graduação ou a pós-graduação através do EAD,  devem receber o diploma nos mesmos moldes do ensino presencial,  pois ambos são igualmente reconhecidos pelo MEC e também pelo mercado de trabalho. O diploma não especifica se o curso foi feito de forma presencial ou a distância. Importante notar que as pessoas que estudam pela EaD adquirem mais qualidade de vida por não ficarem expostas à vulnerabilidades do trânsito e dos transportes e à horários difíceis de se cumprir, no que diz respeito ao  deslocamento que se faz para as escolas presenciais.

 

Cursos a distância permitem que pessoas que querem crescer e se diferenciar no mercado de trabalho tenham  acesso ao ensino, principalmente o superior ou técnico, de forma inovadora e moderna. Cada vez mais estamos construindo uma cultura de educação a distância que permite ao aluno online estudar longe de uma sala de aula tradicional através de novos pressupostos.

 

Mesmo com todo este avanço,  ainda existe por parte de muitas pessoas uma série  de percepções e convicções distorcidas fundamentadas em crenças, em achismos que fazem da  EaD  uma metodologia menor. Crenças e verdades sobre educação a distância realmente existem ….

 

Crenças distorcidas  à respeito da educação a distância – EAD

•          É um subproduto da modalidade presencial.

•          É mais fácil de estudar , porque não tem a presença física de um professor.

•          Por ser acessível economicamente é  produto barato e portanto ineficaz.

•          Pessoas com dificuldade de sociabilidade recorrem aos estudos de EaD.

•          Não existe tutor e ninguém do lado de lá do computador.

•          Não se aprende por educação a distância.

•          Alunos de EaD fazem plágios e os mesmos são aprovados.

 

O contraponto das crenças distorcidas à respeito da educação a distância – EAD, são as verdades sobre esta modalidade de aprendizagem. Vamos a elas?

 

        Verdades sobre educação a distância – EAD

•          A educação a distância é uma modalidade mais barata do que a presencial em torno de 15% a 40%, o              que a torna muito atraente para muitos bolsos.

•          É uma maneira inovadora de se estudar, portanto aprende-se de maneira diferente.

•          Aprende-se muito pela modalidade EaD,  pois exige muitos  esforços por parte do aluno

•          O aluno estuda dentro do seu tempo, espaço e ritmos pessoais.

•          O aluno agrega estudo mais trabalho de maneira flexível.

 

A educação a distância em seus primórdios foi compreendida como uma metodologia em que o tutor apoiava o processo de aprendizagem do aluno, mas não necessariamente ensinando e sim disponibilizando conteúdos e enviando mensagens motivacionais,  portanto ele era percebido como um elemento funcional para aquela situação educacional. O que se entendia era que o processo de ensino acontecia pelos materiais e conteúdos disponibilizados de maneira auto-instrucional, pois o ato de ensinar era apenas o de transmitir informações ou até mesmo o de estimular a intercorrência de determinados comportamentos nos ambientes virtuais.

 

Em tempos de web 2.0, tudo mudou! As plataformas tecnológicas mudaram, os conteúdos disponibilizados mudaram e a atuação do tutor mudou! Hoje uma tendência muito comum, tanto em Instituições de Ensino, como em organizações, são os recursos da web 2,0 direcionados às iniciativas educacionais justamente para que ocorra o processo de aprendizagem. É aí que a educação a distância se faz presente com muita força, principalmente por ter sido absorvida, aceita e utilizada em tempos de avanços tecnológicos. 😆

Crenças e verdades sobre educação a distância existem para você?

Qual é a sua real percepção sobre educação a distância?   🙄

Saiba+

 

 

 

 

 

 

72 comentários em “Crenças e Verdades sobre Educação a Distância

  1. Em uma era em que a informação torna-se mais volátil e acessível é fundamental que se pense em maneiras de utilizá-la e trabalhá-la, de modo a transformá-la em conhecimento. O que a EAD propõe é justamente a utilização da tecnologia como forma de tornar a acessibilidade à informação um fator integrado ao processo de educação. Assim como inúmeros admiradores, a modalidade conta com um considerável contingente de argumentos contrários à sua existência. Muitos acreditam que a educação a distância não seja capaz de formar o aluno com a qualidade que a presencial o faz, entretanto, o que os resultados apresentados pelos alunos participantes de tal abordagem mostram é que, em muitos casos,o rendimento dos discentes adeptos à modalidade virtual consegue superar aquele apresentado pelos frequentadores de aulas presenciais.

    Silvana Machado

  2. Hoje em dia vivemos na Era da Tecnologia e não seria diferente que isso ocorresse na Educação também.

    Modernidade, praticidade, eficiência…esses são alguns dos adjetivos que atribuo a EAD.

    Sou aluna de Pós Graduação na modalidade 100% on line e sei o quanto a metodologia é eficaz.

    Recomendo a todos!

  3. Boa tarde, Profª Liliam.
    Sempre ouvi falar em educação a distancia, mas não dava muita importância para o assunto até encontrar um curso para tutoria que me interessou. Com base nas web aulas observa-se que a grande maioria dos alunos de EaD são mais maduros, justamente por querer mais qualificação profissional e contínuo aprendizado e essa modalidade por ser mais acessível acaba atraindo pessoas com objetivos claros e bem definidos. Estou consciente do imenso trabalho que terei pela frente, mas com certeza não vou parar por aqui, quero aproveitar bastante dessa modalidade de educação que veio para ficar e cada vez melhor e mais qualificada.
    Abraço

  4. Muito bom seu texto Profª. Liliam!
    Realmente o crescimento da EAD sem sido enorme e há muitas idéias divergentes da realidade.
    O fato é que a EAD é uma modalidade fantástica! Claro que ainda há muito o que desenvolver, mas vamos passo a passo.
    Abraços,
    Cinthia.

  5. Olá Profa. Liliam!

    Antes de iniciar meus estudos em EAD, também considerava difícil aprender com o uso desta metodologia, porém hoje vejo com outros olhos, além do aspecto social, como meio de acesso a educação devido a flexibilidade e baixo custo, contribui no desenvolvimento de habilidades como: planejamento e organização (saber administrar o tempo), autonomia (saber estudar sozinho),senso crítico (ser pesquisador), dentre outras.

    Abraço,

    Renato Sena

  6. Na minha opinião, os cursos de EAD não são mais fáceis, pois é preciso muita disciplina para acompanhar as atividades. Aprendi muito com esta modalidade de ensino e com certeza, em um futuro próximo, as estratégias serão cada vez melhores neste segmento educacional.
    André

    • Exige uma dedicação especial do aluno, precisa ser disciplinado para estudar, pesquisar sobre as disciplinas estudas.

  7. A verdade é que quanto mais zelar pela qualidade do ensino e expandir a oferta de cursos a distância são tarefas essenciais para que o Brasil continue caminhando a passos largos para se tornar um país mais próspero e mais preparado para enfrentar os desafios do seu desenvolvimento.

  8. A ead a cada dia tem mais e mais pessoas aderindo a essa forma de se poder fazer um curso,seja graduação ou pós.
    Acredito que a justificativa de muitos contra a ead ou sua maneira de aprender seja porque no final se tem um certificado igual ao curso presencial.

  9. A minha percepção é que não importa se o ensino é EAD ou presencial, o que importa é o aluno. Na faculdade ouvi um dia a seguinte frase: não importa a faculdade,70% é o aluno e 30% é a instituição de ensino…
    Pensando nisso, eu percebi que era verdade, a instituição tem como finalidade te entregar o material didático a ser utilizado, ou seja, te dar um norte, o restante é você, se você não quiser ir alem, nao ira, assim é o ensino EAD, sem dinamismo e dedicação nao ira fluir e é super errado acharem que é um método mais “fácil”, pois acaba se tornando mais difícil se nao tiver disposição e organização do seu tempo.

  10. Tinha muito receio com o ensino a distancia, no entanto depois que me organizei não tenho dúvidas em dizer que é a melhor forma de estudo. Você planeja suas atividades, seus horários e tudo isso sem sair de casa… Claro que é necessário disciplina, pois faço cronograma e sigo corretamente.

  11. Eu acredito muito no futuro da educaçäo a distância,as instituiçöes de ensino estäo bem estruturadas, promovendo um aprendizado com qualidade e seriedade, respeitando as diretrizes acadêmicas e contribuindo para o projeto de vida dos alunos.

  12. O descompasso da realidade do EAD com os “achismos” decorre da falta de treino que todos nós, como alunos, tivemos no ensino fundamental e médio.

    O aluno no Brasil é incentivado a simplesmente estudar-para-passar, e não a estudar um tema porque tem curiosidade.

    Sem curiosidade, o aluno não consegue se automotivar a produzir, e isso é essencial em métodos que deixam a organização nas mãos dele.

    A falta de pesquisadores e cientistas sérios no Brasil é um problema que nasce da mesma raiz que gera a desconfiança do EAD.

  13. Tinha muito receio com os cursos em EAD, fiz uma pós semi presencial, sou tutora de um curso em EAD e agora estou fazendo outra pós 100% EAD sobre metodologias para EAD e realmente o conceito que eu tinha alguns anos atrás mudou muito, o EAD funciona sim, desde que, o aluno queira e saiba aproveitar as ferramentas que lhe são oferecidas.

  14. É verdade… Lembro como hoje que na minha graduação achava um absurdo enorme perder horas em deslocamento, pois morava em Jacarepaguá e estudava na UFF (Niterói). Demorava umas 2h e 30 min e o mesmo tempo para retornar. A sensação era de uma perda de tempo e achava isso algo ultrapassado. Claro que aproveitava esse tempo estudando, etc. mas não é a mesma coisa que estudar em um local calmo como na nossa casa em silêncio (EaD). Simplesmente adoro ter essa flexibilidade de estudar/trabalhar via home office porque adoro estudar, sou autodidata e assim aproveito mais o tempo sem os desperdícios de deslocamento (dinheiro, tempo, estresse com trânsito, etc.)…

    • Excelente depoimento Cristiane!

      Uma das inúmeras vantagens da EAD é a flexibilidade de tempo que a modalidade nos proporciona.

      E pode anotar aí, pois em breve teremos cada vez mais salas de aula e escolas virtualizadas, com tecnologias da informação e comunicação com projetos pedagógicos e didáticos muito interessantes que atenderão todas as potencialidades dessas tecnologias voltadas ao ensino e a aprendizagem.

      Não demorará e viveremos o conceito da “megaescola”, que é um conceito atrelado às tecnologias móveis e as redes sem fio, que tornarão o aprendizado possível em qualquer situação ou lugar. Sem contar que daqui a pouco teremos a WEB 3.0!!

      Vamos aguardar. Todos terão que se atualizar o tempo todo! Além das atualizações, as pessoas terão que desenvolver novas competências para vivenciar o “novo” de cada dia na Educação.

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação a distância.com

  15. A segurança na informação junta-se a fiabilidade dos computadores para tornar mais aparente,mais cientifica e mais seria a aprendizagem significativa consubstanciada na pesquisa e investigação permanentes onde o mundo esta convidado a dar a possível contribuição.
    Prova-se ,pelo que vejo,através da Educacao a distancia que o acento tónico do estudo dos fenómenos quer intra ,quer extrasociais esta na natureza heurística da ciência (visão dinâmica da ciência segundo Klingberg).

  16. Muitas vezes no ensino presencial o aluno se distrai com tarefas ou conversas paralelas e se torno “distante” do professor mais do que o aluno de EAD, este se prepara para se dedicar de acordo com seu tempo de maneira a ter mais foco no aprendizado.

  17. Boa tarde Prof Liliam !
    Concordo com as colocações de Adilson , e os demais colegas.
    Temos que dá credibilidade sim EAD, levando em consideração a grande quantidade de instituições, privadas e federais que
    estão ofertando cursos nessa modalidade de Ensino.
    Abraço!

  18. No meu ponto de vista a EaD chegou para trazer oportunidades de estudo a todos, pois no mundo de hoje, com toda tecnologia que temos acesso, não vejo outra forma de crescimento para educação se não dessa maneira.
    Afinal, pra quem trabalha, pessoas que fazem horários diferentes no trabalho, e pra quem tem muitas obrigações, essa é a oportunidade que esperavam, a educação ao alcance de todos!!

  19. Olá Profª Liliam!

    Sou tutora presencial e faço o curso de Pós – Graduação em Metodologias e Gestão Para Educação a Distância na Faculdade Anhanguera. Adorei seu blog,pois possui muitas informações importantes sobre EAD. Realmente a EAD tem mais pontos positivos, pois atualmente observamos o grande crescimento dessa modalidade de ensino no país, graças à facilidade de acesso, preço viável, comodidade, profissionais capacitados na área, flexibildade, entre outros.

    Parabéns pelo blog!

    Abraço!

    Paula

    • Obrigada Paula!
      Apareça sempre!

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  20. Acredito que algumas crenças distorcidas a respeito da Educação a distância podem ter acontecido em algum momento, mas hoje caminhamos para o aperfeiçoamento da modalidade de Ensino a Distância, tanto no Brasil como no mundo.
    Exige do aluno, mais maturidade, a mente aberta para compartilhar trabalhos e experiências, há uma maior valorização do tempo dedicado ao aprendizado.
    Enquanto que o tutor ou professor, deixa ser o dono de uma verdade única e passa a ser mais um colaborador no processo de ensino aprendizagem.
    Com o Ensino a Distância só temos a ganhar, mas não deixo de pensar que pelo menos uma vez o discente tem que ter passado pelo ensino presencial, para saber valorizar o Ensino a Distância.

  21. Boa tarde Liliam!

    Hoje em dia vemos que a EaD tem se tornado um diferencial no curriculum de muitos profissionais. Essa modalidade de ensino tem proporcionado que varias pessoas tenham as mesmas oportunidades no mercado profissional, tornando-as competitivas.
    Em relação a aceitação(crenças e mitos) não se da por instituições que ainda não concordam com a modalidade e preferem continuar minimizando uma parcela da sociedade.

    Hoje as ferramentas e tecnologia nos auxilia para uma visão ou metodologia de ensino diferente do tradicionalismo, porque não usa-las?

    Obrigado,
    abraço.

  22. Profa Lilian,

    Vejo a Educação a distância como um grande salto para a melhora de nossa país. O Brasil com suas dimensões continentais, muitas vezes torna impossível que o indivíduo tenha acesso a itens básicos, dentre eles educação. Acredito que essa modalidade tem muito a crescer, conforme você mencionou em seu artigo..o acesso as novas tecnologias (smarts phones, tablet´s, etc.) trará a oportunidade para muitas pessoas em nosso país.
    Seus artigos tem sido de grande valia para o meu conhecimento nessa área.
    Um abraço,
    Fábia Spadoto

  23. Profa Lilian,

    Vejo a Educação a distância como um grande salto para a melhora de nosso país. O Brasil com suas dimensões continentais, muitas vezes torna impossível que o indivíduo tenha acesso a itens básicos, dentre eles educação. Acredito que essa modalidade tem muito a crescer, conforme você mencionou em seu artigo..o acesso as novas tecnologias (smarts phones, tablet´s, etc.) trará a oportunidade para muitas pessoas em nosso país.
    Seus artigos tem sido de grande valia para o meu conhecimento nessa área.
    Um abraço,
    Fábia Spadoto

  24. Olá Liliam, gostei muito deste texto, principalmente das crenças e verdades sobre o EAD. Hoje vejo que um dos grandes desafios, é a capacidade de focar o curso, e não se perder na internet. A internet é um portal tentador a outros portais e muitas vezes a capacidade de dispersão é ainda maior que na sala de aula. Como sempre, excelente texto!
    Abraços, Karine

    • Obrigada Karine!

      Convido a você e a todos os leitores do Blog, a enviarem sugestões de temas da EAD para eu escrever!
      Será um processo interessante entre eu e todos vocês!

      Abraço!

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  25. Boa tarde, professora Lilian!!

    Estou fazendo Pós em Educação a Distância e conhecendo melhor os recursos oferecidos por essa modalidade de Ensino. Gostaria de deixar o meu testemunho dizendo que essa modalidade de ensino é tão enriquecedora quanto a presencial, quando levada com seriedade e compromisso. Muitos acreditam ser algo pouco enriquecedor, porém a minha experiência me leva a dizer ao contrário: desafiadora, criativa, leva a construção do seu próprio saber…Porém para que isso possa ocorrer devemos ter as qualidades citadas acima e determinação. Obrigada pelos textos.
    Um grande abraço,
    Carla

    • Olá Carla!

      Quando o aluno experiencia a EAD com seriedade como você, ele consegue realmente perceber a eficácia da modalidade.

      Obrigada pelas considerações aos textos do Blog!

      Apareça sempre por aqui.

      Forte abraço!

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  26. Boa tarde!
    Não consigo entender como muitos dizem que a EaD é mais fácil de cursar. O aluno, se não for disciplinado, não conseguirá conclui-lo, pois exige muito mais esforço e dedicação. O horário torna-se flexível, mas se o aluno não dedicar horas semanais, sentirá muita dificuldade. O material em EaD deve suprir a falta de um professor constantemente presencial, portanto deve ser bem elaborado para que o aluno não sinta dificuldade. Excelente texto, bastante esclarecedor!

  27. Olá Lilian,

    Concordo com você. Acredito que o Brasil tem um grande potencial de crescimento nesta modalidade de ensino, porem os acadêmicos devem se informar melhor sobre esse “novo” modelo de aprendizagem, facilitando o seu próprio crescimento.

    Obrigada pelos seus textos, são excelentes!

    • Mariana,

      O mundo acadêmico precisa reciclar seus professores, principalmente os que são oriundos do sistema analógico.

      Os professores tradicionais precisam experienciar as tecnologias educacionais para poderem acreditar nas mesmas.

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  28. Oi Professora Lilian.
    A EAD é uma modalidade de ensino que está revolucionando o método ensino-aprendizado, onde o aluno é o sujeito do seu processo de aprendizagem, de maneira que ele, não mais recebe o conteúdo pronto para estudar, e sim, recebe instruções online de como encontrar seu conteúdo e como pesquisar novos assuntos relacionados ao seu tema de estudo, enriquecendo desta maneira seu conhecimento. A EAD é um salto para o futuro!
    Abraço.
    Rosângela Leite.

    • Olá Rosângela,

      A EaD já é o futuro! (Tenho um artigo no Blog que o título é justamente este!)

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância

  29. Boa tarde profa Liliam,

    Concordo com as suas palavras.

    Vejo a EaD, como uma poderosa ferramenta de educação e aprendizado,mas é de suma importãncia que os participantes (alunos) tenham conciência de que a maior responsabilidade no estudo, será deles, visto que se tem a liberdade de estudar conforma a sua disponibilidade de horário, ele deverá criar uma rotina, do mesmo jeito que se fosse presencial, para poder assistir as aulas e desenvolver as atividades complementares a mesma.

    • Olá Celso,

      O aluno da EAD é o epicentro do processo. Por isso a importância do tutor que deverá mediar, apoiar, motivar.

      O aluno tradicional não está acostumado a ser epicentro. O aluno tradicional está acostumado a ser passivo.

      Com a quebra dos paradigmas, tudo muda! O tutor é a peça-chave desta mudança.

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância

  30. Com certeza existe uma evolução assustadora sobre as novas tecnologias aplicadas no ensino ,dependendo do tipo de plataforma utilizada em cada curso existe uma maior ou menor interação por parte dos aluno, deixo claro também que o tutor tem um papel fundamental como mediador neste processo.

  31. Acredito que essa modalidade veio para ficar, e que para as futuras gerações que já “nasceram teclando” vai ser cada vez mais fácil, para mim foi um pouco complicado no começo não estava acostumada a gerenciar meu tempo de estudo pois sempre estudei com um professor me orientando e dizendo tudo que tinha que fazer e como, mas deste que fiz alguns cursos da Secretaria da Educação online me encantei, e agora vivo procurando por informações online e em bibliotecas pois isso não mudou adoro ler e estudar…..

  32. Boa noite Lilian,

    O aluno de EaD tem que ter muita disciplina para poder acompanhar as aulas e estar preparado para ler muito e o que eu vejo nessa nova geração é uma facilidade com relação a tecnologia, mas a dificuldade com relação a leitura e interpretação,portanto o papel de toda a equipe é fundamental para o perfeito aproveitamento (instituição, tutores, professores e etc.) dessa forma o EaD não exige um esforço maior que a presencial?

    Abraço,
    Cláudio

    • Sim Cláudio, a EaD exige muito esforço pessoal por parte do aluno, principalmente se compararmos
      com a modalidade presencial.

      Um bom curso a distância em seu projeto pedagógico contempla inúmeros recursos multimídias
      para que o aluno possa interagir com seus pares e com o tutor, e assim construir conhecimento.

      Um bom curso a distância NÃO contempla apenas conteúdos textuais e atividades objetivas dentro de
      um formato instrucional.

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

      • Boa noite,
        Proª Liliam,
        Acompanho seus post e como aluna da Ead,estou empolgada com os assuntos postados e as várias opiniões de pessoas de toda parte do Brasil.
        Esse artigo sobre verdades e as distorções sobre EaD trás
        pontos importantíssimos em relação a concepção atual da educaçÃO Á DISTÂNCIA.

  33. O que vemos hoje são crianças cada vez mais antenadas, aprendem desde cedo a utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis, inclusive para o aprendizado!! Minha visão hoje da EAD é de principalmente flexibilidade. Excelente para as pessoas que assim como eu estão com um tempo corrido para acompanhar aulas presenciais mas que estão empenhadas em fazer isso em outro tempo disponível. É uma grande oportunidade de crescimento não só profissional mas também pessoal!!

  34. A Educação a Distância (EAD), é uma modalidade fantástica, e acredito que só os que tem disciplina conseguem terminar seus estudos, pois exige muito de nós mesmos.

  35. O EAD exige muito até mais esforço do aluno em comparação aos alunos de cursos presenciais, porém, as modernidades estão aí para serem usadas, hoje em dia, ao meu ver só não faz um curso superior quem não quer mesmo, pois, as portas estão abertas para todo o tipo de aluno, basta querer e ter força de vontade, pois, o EAD não é fácil, a maioria do seu estudo você faz sozinho e no tempo que está em contato com o tutor não é apenas você que precisa ter as dúvidas esclarecidas.

    • Boa noite . Realmente os cursos de EAD estão se ampliando, alunos de qualquer idade,de diferentes áreas podem participar de um curso de graduação ou pós. Se engana quem pensa que é fácil, muito se exige do aluno, que deve ser atuante , pesquisador e articulador. A diferença entre os alunos está na intimidade que o mesmo tem com a informatização e as diferentes formas de utilizá-la.

  36. Aperfeiçoamo-nos com as tecnologias ou as tecnologias se aperfeiçoaram para atender as nossas necessidades? Nesse paradoxo a EaD se desenvolve, antes por pombos, correspondências, rádio, TV e hoje com a internet…Muitos avanços tecnológicos foram possíveis devido ao uso sistematizado de várias ferramentas que aperfeiçoaram rapidamente para atender a demanda crescente de novas formas para o aprendizado.

  37. Olá Profª Liliam!

    Esperamos que todo esse avanço nos leve a um cenário transformador para nossa sociedade, que sejam priorizados novos paradigmas pautados em qualidade de ensino.

    É muito significativo pensarmos que hoje as pessoas podem ter acesso ao conhecimento e podem modificar sua própria realidade estudando, interagindo, construindo novos conceitos,vencendo barreiras que em outros tempos eram inimagináveis.

    Apesar da EAD ter um histórico já consolidado ainda é uma grande novidade para muitos, o que compreensivelmente gera insegurança e incertezas. Entretanto, não há como negar o avanço e a mudança de comportamento das pessoas em relação as múltiplas formas de aprender e se comunicar.

    Trabalho em escola regular estadual e penso que só venceremos o desafio da inclusão escolar (entendido aqui como democratização de ensino) quando mudarmos a cara da escola, agregando os potenciais tecnológicos às velhas práticas de ensino.

    Refletir e modificar é preciso sempre! somente assim iremos vencer os desafios dos novos tempos.

    Eliane

    • Belo depoimento Eliane! Parabéns pelos esforços em Escola Regular Estadual!

      Forte abraço!

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  38. É necessário muita disciplina para acompanhar um curso EAD. E nem sempre isso é possível. Excelente texto.

  39. Esse tipo de Educação é um avanço inevitável que deve ser encarado como uma ferramenta auxiliar e não um substituto das relações humanas ou mesmo do professor “real”.

  40. Olá, Prof° Lilian!
    Novamente um artigo muito interessante oferecendo esclarecimentos importantes. Muito bem listadas as verdades e inverdades sobre EaD e como faço uma pós EaD, percebo que disciplina, organização e iniciativa são indispensáveis. Além disso, as atividades e conteúdos são iguais ou melhores que os de cursos presenciais, pois já fiz pós presencial e posso estabelecer este paralelo.
    Um abraço.
    Melita

  41. Boa noite Lilian,
    Sou professor na Faculdade Anhanguera de Sorocaba e estou fazendo o curso de pós graduação em Metodologias para a EaD.
    Nesse momento de transformações constantes, o grande desafio dos educadores, no meu ponto de vista, é encontrar diferentes metodologias que despertem o interesse e a motivação dos alunos com relação ao aprendizado, principalmente daquilo que não é apreciado por eles.
    A EaD terá papel fundamental na busca e na consolidação dessas novas metodologias de ensino, visando a inclusão social e o aproveitamento das informações abundantes em conhecimento aplicado.
    Parabéns pelo blog.
    Se possível entre no meu blog e veja os artigos lá publicados, deixando seus comentários, que serão muito benvindos.
    http//matheusimpliciilva.blogspot.com
    Obrigado,
    Matheus Azevedo Simplicio da Silva

  42. Prof. Lilian,

    Muito boas as suas colocações. É de se notar quão difícil é a quebra de determinados paradigmas, principalmente no que tange ao assunto da educação a distância. Se colocar e se posicionar no cenário atual, fazer jus às tecnologias disponíveis e que se reinventam com uma rapidez impressionante, ainda é uma árdua tarefa. Percepção é a palavra do século XXI: busca de informações, apurar a percepção, se abrir às mudanças, fazer parte delas e ter um olhar diferenciado do mundo, podem ajudar a quebra de tais paradigmas, de preconceitos e pré conceitos. Sair da zona de conforto!

    • Olá Alexandre!

      Sim! Quebrar paradigmas e sair da zona de conforto permanentemente.

      Para isto a EaD cumpre bem o seu papel!

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  43. Não tem como negar a EAD veio para ficar, para muitos o começo é complicado, comigo não foi diferente, mas sabendo se organizar tudo da certo, só vai além quem quer.
    Tudo o que é novo assusta, gera desconforto, crenças, mas com o tempo os olhares e posições mudam e tudo se acerta com a EAD não pode ser diferente.
    concordo que quebrar paradigmas é o papel da EAD.

  44. Profª Liliam,

    parabéns pelo artigo.
    Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação à Educação a Distancia.
    Sou tutora e posso afirmar que a vida desses alunos não é nada fácil. O que acho ótimo, pois através do planejamento, organização, autonomia e senso critico ele realmente aprende e não apenas “decora” a disciplina como acontece às vezes no presencial.
    Sem contar que a Educação a Distancia abre as portas para muitos que não conseguiram dar continuidade aos estudos muitas vezes por falta de tempo.

    • Cristina,

      Tudo o que é demasiadamente “fácil” perde o seu valor.

      Pode acreditar que todas as dificuldades que um aluno online atravessa, servirão para desenvolvê-lo para o mercado de trabalho e para a vida em si.

      Este aluno adquire autonomia, foco, racionalidade para planejar estratégias, aprendizado de como utilizar a liberdade. Sem contar as outras tantas habilidades intelectivas e emocionais.

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  45. A história da EAD no Brasil é repleta de mitos e verdades. De experiências negativas de alguns e experiências positivas de outros. Aos poucos creio que o país vai se ajustando e aprimorando suas práticas.

    Acredito que o pouco investimento das IE e do governo e a baixa capacitação de profissionais nesta modalidade, ainda contribui bastante para a manutenção desse cenário de dúvidas e resistência quanto a EAD.

  46. Olá lilian
    As informações contidas no seu blog estão sendo de suma importância pra que eu formule os meus conceitos sobre EAD. Sou pós graduando em Metodologia para a Educação a Distância pela Anhanguera e até ter tido o primeiro contato com esse tipo de modalidade, confesso que eu não tinha a menor ideia como acontecia esse processo de aprendizagem. Toda a minha formação se deu de forma tradicional e no momento que me deparei com a complexidade da metodologia da Educação a distância, houve uma certa resistência de minha parte primeiramente pelo simples fato de eu não me familiarizar tão bem com o mundo virtual e também a sensação de que algo estava faltando, receio de não me adaptar a esse ritmo tão inovador e a falta de credibilidade que eu sentia por partes das pessoas quando eu comentava que estava fazendo pós graduação à distância. Eu estava tão focada nas desvantagens que não consegui perceber à princípio o lado positivo e após ter lido o teu artigo foi que me dei conta das habilidades que estou desenvolvendo e das vantagens que tenho adotando essa modalidade. tenho a plena convicção de que, da forma notória como a EAD tá sendo expandida pelo nosso pais logo todos os paradigmas serão quebrados e esse modelo sera totalmente consolidado.

  47. Iniciando a pós graduaçaõ em metodologia para EAD, verifico o quanto exige-se disciplina e dedicação, portanto não é tão simples como muitos comentários distorcidos a respeito do assunto, que com certeza feitos por quem não conhece ou nunca tiveram contato com esse tipo de estudo.

  48. Olá Liliam. como Tutora EAD,muito estes muitos negativos, quando os alunos adrem ao curso, mas na medida que vão interagindo com o método, o conteúdo programático e as diversas atividades que realizam percebem que não ” era tão fácil” assim como imaginavam e a cada dia vão desenvolvendo sua capacidade de aprendizagem e criatividade.

    Grata,
    Helena Macedo.

  49. Por eu estar fazendo um curso de EAD, de pós-graduação. Tenho a convicção de que o texto sobre “Crenças e Verdades sobre a Educação a distância” são legitimas e acho que as crenças distorcidas irão desaparecer com o avanço da EAD. Já mudou muito. O que temos é uma cultura sobre o tema, com opiniões conservadoras que irão mudar conforme os alunos forem aderindo a nova modalidade.
    O texto é claro e objetivo, demonstra o que se pensa e o que se passa na EAD.

  50. Os comentários negativos sobre a EaD,foram vencidos pelo sucesso que a educação a distância fez,hoje em dia é visto com bons olhos,pois muitos utilizam deste mecanismo para concluírem seus estudos e cursarem ensino superior.
    Como foi visto e discutido no texto anterior o ensino a distância,nos traz muitos benefícios como,decidir o horário que vou realizar minhas tarefas e com o conforto de estar no meu lar aprendendo,mas não é tão simples assim pois a não realização dessas tarefas nos traz problemas. Pois somos cobrados e avaliados em nossas tarefas domiciliares.
    Eu estou utilizando a EaD pela primeira vez,e se a educação a distância não existisse eu teria que trancar a faculdade este semestre pois estou com um bebê de dois meses e é bem difícil sair de casa,estou me esforçando para cumprir com minhas obrigações e realizar minhas tarefas domiciliares enviadas pelos professores. Acho algo muito importante e interessante estou gostando muito.

    • Excelente relato pessoal!

      Abraços,

      Liliam Silva
      educação-a-distância.com

    • Olá Wilton,

      Eu costumeiramente não indico cursos online e nem instituições que oferecem educação a distância, mas oriento que você entre nos sites das universidades que oferecem EAD e faça a sua pesquisa. Tenho certeza que encontrará o que está procurando. O Google ajuda bem também.

      Grande abraço e boa sorte!

      Liliam Silva
      educação-a-distância.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website