Aprendizagem Baseada em Problemas no Curso Online

Aprendizagem Baseada em Problemas no Curso Online

Um curso online bem estruturado vai ser ofertado para o aluno poder pensar, refletir, analisar e encontrar caminhos diante daquilo que está construindo como conhecimento. Você mesmo…Alguma vez em sua vida, aprendeu algo novo resolvendo um problema? Você concorda que quando resolvemos um problema temos que nos apoiar em um mínimo de repertório de conhecimentos que já possuímos, assim como em muitas reflexões para determinarmos onde, como e quando devemos aplicar o que já sabemos, para vir a saber mais?

É muito interessante compreender que quando confrontamos o aluno de curso online com uma nova situação, onde ele tem que resolver uma problematização; estimulamos o seu aprendizado à partir de um conflito cognitivo; pois ao se confrontar com cada nova situação a ser resolvida,  ele dependerá de uma avaliação multidimensional e multidisciplinar, levando em conta diferentes interpretações individuais de seus pares sobre o mesmo fenômeno!

Sim! Habilidades em classificar o problema a ser resolvido e determinar as fases de sua solução, já é um excelente começo! É muito importante que toda a informação que for compartilhada na equipe para alcançar a solução do problema, seja verificada e prontamente validada por todos.  Por outro lado, os alunos devem se sentir livres para questionar qualquer informação que for apresentada à equipe, assim como o tutor do curso online deverá recorrentemente orientar caminhos de reflexão, pesquisa, investigação e debates.

Pois bem, a aprendizagem baseada em problemas é uma estratégia de aprendizado que trabalha com um problema real da vida humana, e ocasiona a reunião de aprendizes que juntos encontrarão uma solução conjugando diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Construtivista aplicada ao curso online, colabora de maneira muito singular neste tipo de dinâmica, mas é importante pontuar que  a aprendizagem baseada em problemas também se sustenta em outras diferentes correntes teóricas.

Percebe-se assim que o papel do epicentro, do tutor, do professor orientador deste tipo de aprendizagem, é fundamental, pois será este profissional habilitado em  guiar os seus aprendizes na jornada da solução dos problemas apresentados, que se ocupará em estimular nos alunos a vontade de se trabalhar neste formato, pois é uma metodologia que solicita por parte do estudante a utilização e exploração de todas as suas habilidades, atitudes e até mesmo valores pessoais.

Vale pensar que é uma metodologia que exige a formulação de questões, organização e realização de investigação;  para a aquisição de elementos que permitam propor uma solução factível e fundamentada. Pode ser proposta a qualquer área do conhecimento, tanto no sistema presencial como a distância e em qualquer nível educativo.

É bom que se diga que toda aprendizagem baseada na resolução de problemas, está centrada no aluno e não no professor, e desta forma a metodologia imprime a necessidade do trabalho colaborativo que  integra todos os envolvidos desencadeando o sentimento de equipe e do “estar” junto em uma instigante tarefa que remete ao aprendizado proposto do curso online.

Como consegue-se envolver os alunos em um aprendizado como este? Saindo-se do lugar comum, saindo-se do ensino convencional.  Procure assuntos de interesse de seus alunos que tenham convergência com aquilo que estão aprendendo com você. Construa um ambiente para que eles debatam hipóteses evitando fornecer-lhes tanta informação ou variáveis, justamente para que isto os motive e os leve à investigação. Seja um eficaz moderador com os aprendizes! Perceba que é o seu aluno que assume a responsabilidade do seu próprio aprendizado, pois trata-se de uma estratégia centrada no aprendiz.  😀

Depois disso, desejo que agora escolha o seu curso online que lhe ofereça esta metodologia ativa de aprendizagem!

Para Ler+

http://www.educacao-a-distancia.com/universidade-federal-a-distancia-novo-projeto-de-lei/#.VWUyfM9Viko

4 comentários em “Aprendizagem Baseada em Problemas no Curso Online

  1. Acredito muito neste tipo de estratégia.
    Aprender resolvendo problemas, além de proporcionar ao aluno a construção da aprendizagem, leva-o a construir autonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website