EAD no Brasil e Tendências

EAD no Brasil e Tendências

 

Inúmeros especialistas analisaram as práticas e o uso de tecnologias em nosso país (creative commons) e fizeram interessantes prognósticos do que usaremos em termos de ferramentas tecnológicas até 2018  em educação a distância – EAD. Vamos conhecer a EAD no Brasil e Tendências!

 

A perspectiva é que com a popularização dos dispositivos tecnológicos,  já possamos atuar  de forma intensa com  tecnologias que nos ajudarão a:

1- Desenvolver Aprendizagem Apoiada em Jogos: Será um processo de aprendizagem que estimulará a interação entre pessoas,  à partir de jogos educacionais virtuais,  e com isto objetivará o desenvolvimento do pensamento crítico, a resolução de problematizações complexas e o desenvolvimento de um pensar estratégico.

 

2- Vivenciar Ambientes Colaborativos: Será essencial para a construção do conhecimento dentro do contexto da “aprendizagem colaborativa”, pois haverá  a possibilidade de explorarmos ambientes virtuais que objetivam a interação dos grupos remetendo ao compartilhamento e troca..

 

3- Tablets: O uso desta ferramenta móvel tecnológica se popularizará muito, e com isto poderá colaborar com a questão da mobilidade, assim como os celulares. Será forte tendência estudar em movimento através deles.

 

Com o uso de softwares de vanguarda,  estaremos estudando pela educação a distância nos apropriando do seguinte:

1- Conteúdos Abertos:  Serão aqueles conteúdos que podemos acessar até gratuitamente pela web; o que democratizará muito a informação. Serão bilhões de conteúdos e  irão colaborar muito na formação das pessoas. Hoje já existem grandes plataformas nos EUA que proporcionam este acesso à conteúdos abertos, conforme já divulgamos inúmeras vezes neste Blog.

 

2- Redes:  Teremos cada vez mais  um aumento vertiginoso de smartphones em nossa sociedade local e global, o que permitirá às pessoas acessos muito rápidos e econômicos à todo e qualquer tipo de informação. Esta realidade transformará muito as sociedades e principalmente a educação a distância. Haverá cada vez mais investimento em banda larga no mundo todo, inclusive no Brasil.

 

Também estaremos nos apropriando de sofisticados softwares para os seguintes usos:

1- Estudar em Ambiente Pessoal de Aprendizagem: Teremos a nossa disposição um ambiente virtual construído com ferramentas apropriadas para desenvolver o nosso  aprendizado individual,  focando em nossos objetivos pessoais e necessidades pontuais. Esta tendência atenderá principalmente as necessidades singulares de cada um. O learning analytics é um princípio desta tendência.

 

2- Inteligência Coletiva: Serão criadas várias redes para interligar todos com todos, pois haverá cada vez mais a necessidade de se produzir conhecimento de forma a abranger o contexto do coletivo. Inteligência coletiva, faz parte da sociedade e de grandes grupos. Viveremos o conceito de “sociedade coletiva” através da EAD!

 

3- Laboratórios Móveis: Os celulares poderão carregar pesados equipamentos que sempre ficaram alocados fisicamente em sofisticados laboratórios. A tecnologia ajudará neste sentido, ou seja, os cientistas carregarão os  laboratórios em seus celulares. Não será filme de ficção científica e sim realidade!

 

É interessante que nestas previsões altamente tecnológicas e interativas, não há referência sobre  formação de professores para a vivência de tudo isto!! Como será esta realidade para os próximos anos? Alguém arrisca um palpite?  😆

Saiba+

9 comentários em “EAD no Brasil e Tendências

  1. Na rede particular, o professor que não se “virar” para se adequar por conta própria, vai ficar de fora do mercado de trabalho. E na rede pública, a maioria vai continuar ignorando o mundo a sua volta e esperando pela aposentadoria… não é um quadro bonito, mas não é muito diferente do atual… infelizmente.

    • Olá Ana,

      Penso que sou mais otimista que você, pois acredito que tudo evolua. Às vezes existem coisas que demoram mais, mas acabam mudando o paradigma e evoluindo. Tudo o que é “público”, demora mais mas chega!!!! Vamos aguardar e acredite o mundo está mudando por conta da EAD. Não ficaremos de fora, nem no contexto privado e nem público.

      Obrigada pela participação e apareça sempre!

      Liliam Silva
      BLOG educação a distância.COM

    • Olá Francisco!

      Obrigada pelo feedback!
      Apareça sempre por aqui!

      Liliam Silva
      BLOG educação a distância. COM

  2. São possibilidades possíveis, mas ainda falta a capacitação das pessoas para o uso da tecnologia.

    • Olá Sidnei,

      Realmente, quando as coisas passam pelo o “humano”, as reflexões devem tomar rumos preocupantes como o que aponta.
      Concluímos o post com esta mesma preocupação, ou seja, o desenvolvimento humano obrigatoriamente deverá acompanhar o desenvolvimento tecnológico para podermos progredir e darmos condições de acesso à Educação para todos! Concorda?
      Penso que a EAD cumpre com este papel social, mas devemos sempre “olhar” a questão da formação de professores para a sintonia desta realidade.
      Obrigada pelo feedback e apareça sempre por aqui para trocarmos idéias!

      Liliam Silva
      BLOG educação a distância. COM

    • Obrigada Marina! Apareça sempre por aqui e nos passe a sua impressão!

      Abraços,
      Liliam Silva
      BLOG educação a distância. COM

  3. informações sobre tendencias no EAD

Comentários estão bloqueados.