Educação a Distância Soluciona Deficiências

Educação a Distância Soluciona Deficiências

Pesquisa realizada pela Consultoria Manpower, aponta que em mais de 4o países pesquisados, constatou-se que 68% dos empregadores brasileiros têm grande dificuldade para contratar por conta da escassez de bons profissionais no país. O Brasil ocupa o segundo lugar neste ranking, ou seja, este diagnóstico nos mostra que existe uma grande incompatibilidade entre a demanda do país e a qualificação dos candidatos brasileiros. Estamos carentes de talentos!

🙄

Problemas como os que o Brasil enfrenta no campo do trabalho são comuns em países emergentes. O que deve acontecer para que esta situação se reverta? As pessoas em grande parte em nosso país ainda  não acessam à Educação como deveriam, e portanto não investem neste necessário recurso de vida. Sabemos que para haver a qualificação e habilitação adequadas  ao mercado de trabalho, o acesso à  Educação é a única e absoluta alternativa. As empresas se esforçam em colaborar neste processo, quando oferecem aos seus colaboradores formação educacional no contexto da educação corporativa. Muitas vezes esta vem sendo a solução emergencial para que as organizações continuem competitivas.

🙄

Historicamente as sociedades que mais se desenvolveram, tiveram em seu processo de crescimento grande oferta na área da  Educação. Por exemplo, em meados do século 18 o grau de analfabetismo na Nova Inglaterra era em torno de 10% e na Virgínia 30%. O Brasil obteve esses níveis de analfabetismo somente na segunda metade do século 20. A taxa de matrícula no Ensino Fundamental do Japão na virada do século 19 era de 90%, enquanto que no Brasil níveis equivalentes foram atingidos apenas na década de 1990 do século passado.

🙄

A carência de profissionais tem gerado cada vez mais novas oportunidades para todo o setor educacional, o que vem solidificando e popularizando principalmente a educação a distância como alternativa. Um bom exemplo disto e que possui forte foco no mercado de trabalho, são  os cursos online de curta duração a distância denominados tecnológicos e que são voltados para a área prática. Com isso passam a ser excelentes alternativas para a questão que o Brasil enfrenta. Importante ressaltar que o mundo do trabalho moderno exige de todos nós agilidade do pensamento, da ação e da atuação.

🙄

A educação a distância colabora na solução de deficiências profissionais e defasagens educacionais que existem no país, pois o cenário econômico atual e as mudanças tecnológicas que ocorrem a cada instante, solicitam cada vez mais inovadoras qualificações de todos os profissionais que atuam no mercado de trabalho. O que significa mão de obra qualificada nos dias de hoje?  Seria basicamente uma empresa poder contar com um staff que atenda plenamente os objetivos organizacionais e ser portador de qualificações das mais simples às mais complexas.

🙄

O profissional nos dias atuais deve obrigatoriamente conhecer e dominar as questões técnicas e tecnológicas ligadas a sua profissão,   desenvolver em seu dia-a-dia habilidades mentais oriundas da  capacidade do pensamento crítico através da análise, argumentação e contextualização, como  também ser capaz de trabalhar em equipe dominando as habilidades sociais, e principalmente desenvolver domínio referente à alta tecnologia. O profissional contemporâneo deve investir também e de maneira permanente em atualização na sua área de expertise, de especialização, se quiser continuar atraente ao mercado de trabalho.

🙄

Muito bem! Estamos falando de um perfil “ideal” de profissional para estes novos tempos, pois na vida  “real” das organizações,  estes atributos referentes ao mundo do trabalho no Brasil,  encontram-se em verdadeira escassez. Nos dias de hoje, uma das principais queixas das organizações é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados e habilitados disponíveis no mercado de trabalho. Os qualificados e habilitados em sua maioria já estão empregados! Para muitas empresas, a resolução deste problema tem sido muitas vezes a contratação de profissionais de outras organizações, o que torna esta delicada situação numa guerra fria. Quem paga mais, leva!

🙄

A pesquisa realizada pela  Consultoria Manpower faz pensar que o nosso povo precisa buscar e acessar as especializações existentes no mercado educacional, pois o Brasil urgentemente necessita de gente qualificada e não as tem. Trabalhador mal qualificado tem dificuldade para exercer as suas funções com eficácia no mundo do trabalho, pois onera as empresas, leva muito mais tempo para desempenhar as tarefas, e por vezes entrega resultados de forma muito abaixo do esperado.

🙄

A  educação a distância (EAD) pode ser uma solução para o grave problema educacional brasileiro, pois os cursos a distância cada vez mais ganham qualidade e abrangência até mesmo em regiões remotas com o respaldo dos Polos;  e os próprios empregadores já reconhecem que este tipo de formação é extremamente válida. As organizações de maneira geral  já percebem a educação a distância como aliada e solução deste tipo de  problema que o país enfrenta.

🙄

A EAD efetivamente colabora na vida de quem trabalha e estuda, pois é uma metodologia que possibilita o estudo de casa ou em horários livres (qualquer horário!), como também é acessível a muitas camadas sócio-econômicas da população. A nova classe média brasileira vem desfrutando desta modalidade com afinco e dedicação, pois já percebeu que é a possibilidade de aquisição de uma  vida melhor.

🙄

Diante de tudo que exploramos neste post há uma questão que não se cala e que é a melhor de todas, ou seja, com tantas defasagens educacionais que ainda existem no país e que devem ser combatidas efetivamente para a nossa melhoria,  o Brasil ainda continua sendo muito interessante ao mundo!  😀

Fontes: Consultorias Manpower, Michael Page

Saiba+

 

 

Comentário em “Educação a Distância Soluciona Deficiências

  1. Realmente ,mas em muitos lugares do Brasil ,ainda falta chegar essas novas tecnologias,pois ainda há lugares que ainda não tem energia e nem água encanada ,é uma vergonha em pleno seculo no qual nos encontramos.Mas isso depende de nossos queridos políticos.Concordo que a carência em nosso pais existe e está em todas as áreas,saúde,educação e saneamento.
    Mas em algumas regiões ,podemos dizer que somos privilegiadas ,como nas grandes cidades ,onde a tecnologia está chegando ou já chegou .E tenho que concordar que a Ead chegou e melhorou a vida de muitas pessoas dando a tão sonhada oportunidade para se ter um emprego melhor ,pois nós sonhamos sempre em melhorar na nossa vida profissional ,para com isso darmos o melhor para nossa família ,tanto que a população do país está subindo e muitos passaram para uma classe social melhor ,graças a melhora das condições profissionais.

Comentários estão bloqueados.