Empresas Treinam à Distância com E-Learning

Empresas Treinam à Distância com E-Learning

Cada vez mais as empresas treinam à distância com e-Learning, e este tipo de ação voltada aos colaboradores traz muitas vantagens em relação aos tradicionais treinamentos presenciais que sempre foram oferecidos no mundo das organizações. Levar educação corporativa à empresa através de e-learning equaliza a rapidez na difusão do conhecimento e da informação, facilita no atendimento do maior número de participantes e de forma bem mais econômica,  como colabora na rápida atualização dos conteúdos por parte dos educandos. Os resultados do e-learning podem influenciar positivamente os negócios da organização por meio da melhoria do desempenho de seus profissionais e consequentemente  no aumento da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

 

E-Learning é um termo que  vem de “eletronic learning” (aprendizado eletrônico),  modalidade de ensino a distância oferecida totalmente pelo computador. Geralmente se aprende por e-learning através da comunicação assíncrona, ou seja, as aulas não acontecem em tempo real como em uma aula presencial ou uma videoconferência de cursos online, mas acontecem em tempos pessoais de cada aluno que realiza os treinamentos corporativos em seu próprio tempo, em sua velocidade e assim pode pensar e pesquisar com calma antes de avançar nos estudos ou ter que esperar por algo ou alguém.

 

O aluno de e-learning não está sozinho nesse percurso, pois diante de qualquer dúvida, ele pode enviar uma mensagem para a equipe de monitoria que o responderá. O e-learning é um sistema hospedado no servidor da empresa que vai transmitir através da Internet ou Intranet as informações e instruções aos alunos visando agregar conhecimento especifico. No e-learning, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como textos, imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, e-mail. O treinamento através do e-learning pode ser montado pela própria empresa ou por fornecedores especializados nesse tipo de solução já existentes no mercado educacional.

 

Com o e-learning as empresas conseguem  disseminar a informação de forma uniforme, havendo uma padronização do conteúdo e da forma como esse conhecimento é disponibilizado. É uma excelente solução de treinamento, pois possibilita uma rápida otimização de processos e recursos. Desta forma, a aplicação do e-learning nas empresas está baseada, principalmente, na rapidez das mudanças que ocorrem no mercado globalizado, e que exigem respostas rápidas e eficazes em relação ao mercado extremamente competitivo que as organizações  estão submetidas o tempo todo.

 

Especialistas afirmam que o forte avanço do ensino corporativo se deve principalmente à necessidade de atualização permanente dos funcionários. A causa disto é que a velocidade da informação e das descobertas em todas as áreas do conhecimento é tão acelerada que o próprio sistema de ensino formal não dá conta de tantas novidades. Sabemos que para obter  sucesso no mercado profissional hoje em dia é necessário muito mais do que  ter bons resultados na área comercial,  pois as empresas reconhecem que é  fundamental que ela tenha colaboradores qualificados, ligados às necessidades do mercado e que estejam alinhados com as políticas e ações da empresa.

🙄

Vale lembrar que a adoção do conceito “Educação Corporativa (EC)”  ‏no Brasil teve início na década de 1990. Até então a área de “Treinamento e Desenvolvimento” das empresas preocupava-se apenas com o desenvolvimento das habilidades do trabalhador para a realização pontual de suas atividades. Hoje o e-learning colabora de maneira muito eficaz no desenvolvimento de competências e habilidades, interligando virtualmente funcionários das mais diferentes partes do planeta que fazem parte da mesma corporação.

😆

Outra vantagem do e-learning está relacionada a reprodução do conteúdo. Uma vez montado o curso para um aluno, a sua reprodução para dois, centenas, ou milhares de alunos pode ser feita a um custo insignificante. Com um curso tradicional, o máximo que se consegue é montar turmas pequenas de alunos, até se completar todo o universo que se pretenda atingir numa escala crescente de custos, energia e tempo dispendido.  Evidentemente, isso sugere que, para poucos alunos, talvez um treinamento presencial seja a solução mais adequada do que o e-learning

 

Vantagens do E-Learning

Flexibilidade de horário, disponibilidade em tempo integral.
Ritmo de aprendizagem definido pelo próprio aluno.
Redução do tempo necessário para o aprendizado.
Treinamento de um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Facilidade de atualização dos conteúdos.

Desvantagens do E-Learning

Como é o aluno que dita seu tempo, é necessário estar motivado e ser disciplinado.

😆

 

O século XIX foi definido como o século do livro, enquanto o século XX foi o da imagem, e o século XXI ? Como o definiríamos? O século tecnológico, não? Nunca tivemos tantas novidades tecnológicas nestes primeiros anos do novo século. Fomos presenteados pelas mais diferentes tecnologias que nos ajudam no processo interativo com as outras pessoas, com o mundo. Com a tecnologia trazemos o mundo até nós. Com a tecnologia trazemos a educação até nós. Com a tecnologia empresas inteligentes privilegiam os treinamentos a distância!

 

Os novos paradigmas na educação concebidos à partir das novas tecnologias educacionais,  também fazem parte do mundo corporativo  contemporâneo, que cada vez mais se compromete com o desenvolvimento de seus colaboradores. A Educação Corporativa faz parte de toda empresa inteligente e inovadora, pois a cada momento surgem novos conhecimentos que as motivam na implementação no processo de Treinamento e Desenvolvimento de seu staff, através do  e-Learning.

E você? Já experienciou algum treinamento a distância?  🙂

 

Saiba+

3 comentários em “Empresas Treinam à Distância com E-Learning

  1. Oi Liliam, devo dizer que ainda não participei de nenhum treinamento a distância, mas a pós está servindo para despertar o gosto pelo estudo a distancia, fácil descobri que não é, mas como você disse no inicio do curso são dificuldades fáceis de serem sanadas, desde que haja autonomia, organização e empenho para alcançar os objetivos e isso estou conseguindo. Continue nos incentivando que tudo será ainda mais prazeroso.
    Abraços Laiz

  2. É Liliam, é o desenvolvimento cada vez mais se aprimorando e melhorando a cada passo que se dar, e as empresas não vão ficar para trás, não é?

Comentários estão bloqueados.