ENTREVISTA – Fundação Lemann

 ENTREVISTA – Fundação Lemann

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. Com suas iniciativas e ações, busca contribuir para que o Brasil tenha até 2018, soluções inovadoras de alta qualidade no cotidiano da educação de 30 milhões de pessoas, mais 200 mil professores capazes de garantir o aprendizado de todos os seus alunos, 65 líderes promovendo e acelerando transformações sociais de alto impacto e um padrão claro e de altas expectativas do que é esperado que todos os alunos aprendam. Esta entrevista foi realizada com Denis Mizne, diretor executivo da Fundação, com apoio de toda equipe da Fundação Lemann.

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ O Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira em Stanford, da Fundação Lemann, busca ampliar ainda mais a investigação e o diálogo sobre a educação brasileira. Como isto está sendo realizado? Já existem alguns benefícios diretos à Educação brasileira através destas ações e parceria?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ Desde 2011, a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford mantém o Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação Educacional no Brasil > http://lemanncenter.stanford.edu/pt-br/home>. Esta iniciativa já está promovendo uma série de ações para desenvolver a educação pública no Brasil, incluindo a formação de pesquisadores e professores, desenvolvimento profissional dos educadores brasileiros, pesquisas sobre políticas educacionais e novas tecnologias de ensino, além da adoção de projetos inovadores destinados a melhorar a educação no Brasil. Você encontra mais informações no site: lemanncenter.stanford.edu/pt-br/home

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ Como garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ Garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula é um desafio complexo e do tamanho do Brasil. Por isso mesmo, envolve diversos atores comprometidos com a melhoria da educação no país e em várias frentes. Para contribuir nesse sentido, a Fundação Lemann e o Itaú BBA lançaram o 1º Edital de Pesquisas Aplicadas em Educação > http://www.fundacaolemann.org.br/como-garantir-que-todos-os-alunos-brasileiros-tenham-um-bom-professor-todos-os-dias-na-sala-de-aula/ , em 2013, que fomentou a produção de estudos que respondessem a essa demanda.

Dos 116 projetos submetidos na chamada do edital, quatro foram selecionados. Acreditamos que eles possam lançar luz sobre ações práticas que ajudem a garantir um bom professor todos os dias em cada sala de aula do Brasil:  “Atravidade da carreira docente” > http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/11/3.-PPT_Fabio.pdf  dos pesquisadores Fábio Domingues Waltenberg (UFF), Ariana Martins de  Britto (IETS), Danielle Carusi Machado (UFF),  Hustana Maria Vargas (UFF) e Rodrigo Leandro de Moura(IBRE/FGV). “Efeito do PDE-Escola nos resultados escolares”  http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/11/4.-PPT_Fatima.pdf  dos pesquisadores Fátima Alves (PUC-Rio), Gregory Elacqua (Universidade Diego Portales – Santiago, Chile), Mariane Campelo Koslinski (UFRJ), Humberto Santos (Universidade Diego Portales – Santiago, Chile);  “Avaliação de Impacto do ‘Projeto 6º Ano Experimental” – SME/RJ > http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/11/1.-PPT_Daniel.pdf dos pesquisadores Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP), Alexandre Chibebe, Nicolella (FEA-RP), Luiz Guilherme Scorzafave (FEA-RP). “Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias > http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/11/2.-PPT_Telma.pdf  dos pesquisadores Telma Pileggi Vinha (UNICAMP), Ana Maria Falcão de Aragão (UNICAMP), Luciene Regina Paulino Tognetta (UNICAMP), Roberta Gurgel Azzi (UNICAMP)

O resultado completo das pesquisas, quando finalizadas, estarão disponíveis no site da Fundação Lemann.

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ Educador também aprende, inclusive de graça e pela internet. A Fundação Lemann, em parceria com outras instituições, criou uma série de cursos no Coursera para apoiar educadores em sua dia a dia. Você pode detalhar isto para nós?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ Apoiar professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares com todos os recursos disponíveis é essencial para alcançar um aprendizado de qualidade. Por isso, oferecemos diversas opções de formação continuada para a personalização do ensino, ou seja, como os educadores podem usar  recursos inovadores para que cada aluno aprenda no seu ritmo e segundo suas necessidades e aptidões individuais. Os cursos de formação que oferecemos têm o objetivo de apresentar aos educadores soluções práticas e ideias que os ajudem a promover um ensino personalizado, utilizando a tecnologia como uma aliada neste processo. Os nossos cursos em parceria com o Coursera são: Aprenda a Ensinar Programação com o Programaê! > https://pt.coursera.org/learn/programae>, no qual mesmo um educador que nunca trabalhou com códigos de programação pode aprender como ensinar aos seus alunos a linguagem dos computadores. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação > https://www.coursera.org/learn/ensino-hibrido>, formação em que o aulas online e presenciais, os recursos digitais e a sala de aula tradicional se encontram para um ensino personalizado.  Fundamentos do Google Para o Ensino > https://www.coursera.org/learn/fundamentosgoogle> Explorando os Recursos Educacionais da Khan Academy > https://pt.coursera.org/learn/khanacademy,  Gestão Para a Aprendizagem > https://www.coursera.org/learn/gestao-escolar.  Os cursos estão disponíveis no site do Coursera ( https://www.coursera.org/lemann) e também na página da Fundação Lemann ( http://www.fundacaolemann.org.br/para-ensinar/)

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ O Qedu, é um portal aberto e gratuito que reúne dados sobre a educação brasileira e disponibiliza informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil.  É um projeto da Fundação Lemann que objetiva fornecer à sociedade brasileira a oportunidade de conhecer melhor a educação no país. O que este projeto tem colaborado diretamente com gestores, professores e governantes?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ O Qedu <http://www.qedu.org.br/> é o maior portal de dados educacionais do país, sendo útil para gestores da educação e educadores por organizar e permitir a consulta de maneira comparativa dos dados da Prova Brasil, do Censo Escolar e do Ideb, de todos os estados e municípios brasileiros nas mais de 180 mil escolas públicas e privadas. A plataforma traz dados relevantes para que as secretarias de educação possam realizar uma avaliação detalhada de suas redes, acompanhando o desempenho de suas escolas e seus alunos. Os resultados da Prova Brasil, por exemplo, conhecidos principalmente por serem utilizados no cálculo do  Ideb, também podem ser utilizados para diagnosticar o aprendizado dos alunos. Com o diagnóstico, a rede pode estabelecer metas e pensar em ações concretas para melhorar o Ideb da rede, podendo gerar impacto positivo no aprendizado dos alunos do município. É possível ver depoimentos de secretários de educação que utilizam o QEdu falando sobre como a plataforma auxilia seu trabalho, aqui: http://www.qedu.org.br/especiais/voce-transforma-a-educacao. Por meio da parceria com o portal Meu Município > http://meumunicipio.org.br/, o QEdu possibilita também que qualquer cidadão saiba de onde vêm e para onde vão os recursos do seu município. E disponibiliza as principais informações para conhecer mais sobre a  qualidade da educação em qualquer lugar do Brasil.

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ Quantos professores e estudantes brasileiros, de maneira direta e indireta, já se beneficiaram com os projetos da Fundação Lemann? Quais são os planos para o futuro?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ Já são mais de 10 milhões de usuários dos nossos produtos para aprender, além de recursos disponíveis para educadores e gestores de todo o país. Além disso, as pesquisas estão disponíveis para qualquer interessado, a exemplo da Pesquisa Conselho de Classe > http://www.fundacaolemann.org.br/conselho-de-classe/>, representativa de todos os professores do Brasil.

A Fundação Lemann busca contribuir para que o Brasil tenha, até 2018, soluções inovadoras de alta qualidade no cotidiano da educação de 30 milhões de pessoas, mais 200 mil professores capazes de garantir o aprendizado de todos os seus alunos, 65 líderes promovendo e acelerando transformações sociais de alto impacto e um padrão claro e de altas expectativas do que é esperado que todos os alunos aprendam.

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ Como o João Paulo Lemann atua na Fundação Lemann?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ O Jorge Paulo é Presidente do Conselho da Fundação Lemann, orientando as ações e caminhos da instituição.

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ A plataforma tecnológica aprenda.online que a Fundação Lemann lançou em 2015, é uma ferramenta que reúne tecnologias educacionais diferenciadas, conteúdos e cursos de formação online ligados à aplicação da tecnologia em sala de aula. O que isto significa aos estudantes de todo o Brasil e professores? Quais os projetos nesta área?

Fundação Lemann I Denis Mizne _ O objetivo é facilitar a vida do estudante e do educador. O aprenda.online agrega desde ferramentas para apoio à alfabetização até cursos das melhores universidades do mundo (incluindo USP e Unicamp), passando por aulas de matemática e programação. São aplicativos, exercícios, simulados, videoaulas e jogos educacionais que alunos de diferentes idades podem utilizar para aprender, do ensino fundamental à preparação para avaliações como o Enem.

As ferramentas, que juntas trazem mais de 200 mil aulas e atividades para estudantes, são: Code.org > http://code.org/, Codecademy > https://www.codecademy.com/pt-BR/learn , Coursera >  https://pt.coursera.org/ , EDU.app > http://www.fundacaolemann.org.br/edu-app/, Gatópolis > http://www.fundacaolemann.org.br/gatopolis/, Geekie Games > http://geekiegames.geekie.com.br/ , Khan Academy > https://pt.khanacademy.org/, Programaê! > http://www.fundacaolemann.org.br/programae/, Scratch > http://www.scratchbrasil.net.br/ e YouTube EDU > https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg

Para professores essas ferramentas podem servir como mais recurso didático, no qual o desempenho de cada aluno pode ser monitorado em tempo real. Na Khan Academy e no Gatópolis, por exemplo, há um painel em que o educador acompanha as atividades feitas pelos alunos, de forma a entender quem já pode avançar para um próximo conteúdo e quem precisa de mais ajuda para seguir. O Remind é uma ferramenta para o professor se comunicar com rapidez, segurança e sem barreiras com pais e alunos. Dentro do Coursera há ainda cursos online de formação de professores para o uso da tecnologia e de recursos inovadores em sala de aula:

Aprenda a Ensinar Programação com o Programaê! >> https://pt.coursera.org/learn/programae , Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação >> https://www.coursera.org/learn/ensino-hibrido , Fundamentos do Google Para o Ensino >> https://www.coursera.org/learn/fundamentosgoogle>, Explorando os Recursos Educacionais da Khan Academy >> https://pt.coursera.org/learn/khanacademy e Gestão Para a Aprendizagem >> https://www.coursera.org/learn/gestao-escolar

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ A pesquisa “Projeto de Vida”, da Fundação Lemann,  nos mostra que há uma grande desconexão entre o que se ensina na escola e o que os jovens precisam para seguir a vida. Em outras palavras, parece que a escola não está conseguindo preparar os jovens para que sejam capazes de concretizar os seus diferentes projetos de vida. Desta maneira, com o resultado da pesquisa em mãos, há algum projeto em especial da Fundação Lemann, destinado a sanar esta disparidade para reverter esta situação?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ A Fundação Lemann produz, apoia e financia pesquisas que auxiliem os tomadores de decisão em educação na sua prática cotidiana e na formulação de políticas públicas. Esses estudos também norteiam as ações e a operação da própria Fundação Lemann de maneira geral. No caso da pesquisa Projeto de Vida <http://www.fundacaolemann.org.br/projeto-de-vida/>, a pesquisa está à disposição como subsídio para o Movimento pela Base Nacional Comum http://movimentopelabase.org.br/, do qual a Fundação Lemann faz parte,  junto com cerca de 60 outras instituições. O Movimento busca facilitar e acelerar o processo de construção da Base, apoiando e disseminando pesquisas e insumos técnicos que alimentem o debate e mobilizando atores chave em torno da causa.  A Base Nacional Comum faz parte das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação e deve determinar os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, no ensino fundamental e médio. Será obrigatória para todas as escolas do Brasil e como uma espinha dorsal, irá organizar inúmeros aspectos a educação: a formação de professores, a produção de material didático e a avaliação, por exemplo.

 Por isso, é relevante levar em conta os anseios e necessidades dos jovens identificados na pesquisa Projeto de Vida – na formulação da Base Nacional Comum.

*

Liliam Silva I Blog educação-a-distância.com_ Fortalecer lideranças comprometidas com as transformações sociais no Brasil em diversas áreas é parte importante da missão da Fundação Lemann. Para isso, a Fundação apoia a formação e o desenvolvimento de carreira destes líderes por meio de alguns projetos. Quais são os projetos mais importantes desta área?

Fundação Lemann I Denis Mizne_ O Programa de Talentos Lemann Fellowship > http://www.fundacaolemann.org.br/lemann-fellowship/ é a nossa principal iniciativa para contribuir com a formação desses líderes, que a Fundação Lemann aposta que irão acelerar transformações sociais no país. A ideia évque o Brasil possa contar com um número cada vez maior de profissionais formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação de nossos principais problemas sociais.

Para isso, oferecemos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional a indivíduos com alto potencial. Os participantes ganham uma bolsa de pós-graduação em universidades de ponta no exterior, especialmente em áreas cruciais para o desenvolvimento do país, como educação, políticas públicas, saúde pública e economia. Além disso, eles têm apoio para gerar impacto social por meio de atividades de desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de carreira.  Por meio de sua atuação no setor público, no terceiro setor, no setor privado ou como empreendedores, os Lemann Fellows trazem contribuições efetivas para superação dos principais problemas sociais brasileiros.

Existe também o programa Talentos da Educação > http://www.fundacaolemann.org.br/talentos-da-educacao/>, uma iniciativa que, desde 2012, apoia pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria  da educação no Brasil. A proposta é identificar lideranças que já realizam ações importantes nesta área, conectá-las em rede e ampliar seu potencial para que possam ir cada vez mais longe. Quem faz parte da rede de Talentos da Educação, em especial durante o primeiro ano no programa, participa de encontros de imersão com os demais integrantes da rede e desfruta de diferentes atividades, como seminários e eventos da Fundação Lemann, para aperfeiçoar suas habilidades de liderança e para debater os desafios técnicos e políticos envolvidos em reformas educacionais. Ao longo dos anos seguintes, os participantes do programa continuam a interagir em rede e recebem apoio e formação customizada em temas específicos, com a finalidade de desenvolver ou aprimorar novas ideias e soluções para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Saiba+

Esse item foi postado em Geral. Coloque o permalink nos seus favoritos.

Comentário em “ENTREVISTA – Fundação Lemann

  1. Parabenizo a Fundação Lemann pelo seu empenho em contribuir com o desenvolvimento da educação brasileira, tão debilitada. Sou uma apaixonada pela educação, milito na área há 30 anos, e atualmente desenvolvo pesquisa em tecnologia educacional, o que por muito tempo foi objeto de meu interesse.

Comentários estão bloqueados.