Materiais Didáticos Digitais Para Curso Online

Materiais Didáticos Digitais Para Curso Online

Quando falamos de materiais didáticos digitais para curso online,  estamos nos referindo aos conteúdos apresentados aos alunos de EAD na forma de animações, hipertextos, vídeos, páginas da web, objetos de aprendizagem,  wikis e softwares educacionais. É todo um menu de opções muito estimulante que faz o aluno virtual aprender de maneira interativa, eficaz e muito atraente.

🙄

Desta maneira quando são oferecidos aos alunos materiais didáticos digitais para curso online, são conteúdos que estimulam sempre a vontade em participar do aprendizado proposto,  através das plataformas tecnológicas. Os materiais didáticos digitais para curso online quando bem elaborados potencializam a aprendizagem,  alinhados à presença facilitadora do tutor, que ali presente retroalimenta as relações humanas no ambiente virtual de aprendizagem como também remete o aprendiz a processos reflexivos e de contextualização de ideias.

😆

Os materiais didáticos devem ser avaliados constantemente pelos profissionais que lidam diretamente com esta área, contando sempre com os feedbacks dos alunos. É interessante que esses materiais sejam avaliados por um designer instrucional, além de passar por uma revisão ortográfica/gramatical/gráfica, assim como por um parecerista externo especializado no conteúdo. Para que seja possível a construção de materiais educacionais digitais contextualizados é necessário que uma equipe multidisciplinar assuma o projeto. Essa equipe deve contar com profissionais da área da Educação, Comunicação, Psicologia e Design Instrucional, entre outras áreas coadjuvantes.

🙄

Os materiais didáticos digitais para curso online são importantes fontes oferecidas aos alunos online principalmente quando construídos por especialistas com expertise na área pedagógica-midiática. Estes materiais devem sempre ser elaborados de maneira que conduza o aprendiz ao processo da pesquisa, da investigação, da curiosidade e do gosto pela busca dentro de uma estética instrucional. Para isto, necessário se faz oferecer um material que remeta à aspectos cognitivos que levem o aluno à resolução de problemasaprendizagem colaborativa e até mesmo ao aprendizado pautado pela metodologia voltada à construção de projetos.

😆

E o que é interagir em um curso de educação a distância? É trocar informações fidedignas e de muita qualidade, assim como trocar as próprias experiências com todos que ali compartilham do aprendizado. Neste intercâmbio ocorre a interação e a comunicação que gera  o “aprender” destinado à  construção do conhecimento entre pares.

🙄

Materiais didáticos digitais para curso online devem ser interativos e construídos levando-se sempre  em conta  questões técnicas, gráficas e pedagógicas, objetivando atingir os pressupostos que a disciplina almeja e consequentemente o que o próprio curso a distância propõe. É fato que há  uma crescente utilização de materiais educacionais digitais em toda a  Educação e isto se explica justamente  pela expansão das tecnologias educacionais ofertadas para a educação a distância.

😆

Diante disto é inegável  a necessidade da produção de materiais didáticos digitais para curso online que sirvam como  instrumentalização para o levante de hipóteses, objetivos, estratégias, questionamentos, ou seja, para que o aluno possa dissecar o contexto estudado e assim desenvolver habilidades como aprender a conhecer, aprender a aprender e saber aplicar o conhecimento  adquirido  diante do objeto de estudo investigado. Por meio de ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pelos materiais digitais,  o aprendizado tornou-se mais lúdico, mais atrativo, mais interativo e mais participativo. Eu ousaria dizer que até mais fácil. 😀 😀 😀

😆

Mas nem sempre foi assim, pois o surgimento da educação a distância ocorreu utilizando-se o correio e o papel como ferramentas interativas entre tutor e aluno, mas com a evolução das tecnologias de informação e de comunicação surgiram novos meios, novos métodos e novas abordagens que fazem da educação a distância nos dias de hoje a modalidade mais high-tech para se aprender.

🙄

Não há dúvida que todo o design educacional/instrucional de uma disciplina de curso a distância é  fator apoiador do material didático digital. Design pedagógico é a área que cuida essencialmente do planejamento técnico-gráfico-pedagógico levando-se em conta a apresentação, o estilo estético e a atração visual.  🙄

Saiba+

 

45 comentários em “Materiais Didáticos Digitais Para Curso Online

  1. Cara Profa. Liliam,

    Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo post.

    Entendo que, além de um material de bom nível, as universidades devem se preocupar, principalmente, com a questão tutorial que, inclusive, foi assunto de um post seu anterior.

    Em relação ao design do material e do ambiente virtual, é importante, na fase de desenvolvimento, a presença do “usuário”. Então, levar em consideração a opinião do usuário, estudos de usabilidade, arquitetura da informação, mecanismos de buscas e conhecer o cenário de determinadas regiões.

    Afinal, principalmente aqui no Brasil, carecemos de infraestrutura de rede em muitos lugares.

    Um abraço,
    Rafael Coelho

    • Obrigada pelas considerações Rafael.

      Boas ponderações.

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  2. Liliam,

    Atuando como tutora, realmente tenho notado que a qualidade dos materiais didáticos digitais tem aumentado a cada dia estimulando a inovação das praticas pedagógicas e o aluno a pesquisar mais. Acredito que a criação de materiais voltado para um perfil de aluno seria bem interessante porque quando o aluno ingressa no Ead, precisa entender esta modalidade de ensino e aprender a aprender com os ambientes virtuais utilizando todo material digital para gerar conhecimento. Poderia definir perfis para alunos iniciantes, intermediários e avançados, essa é uma ideia que apoia até mesmo adequação de praticas pedagógicas porque apoia o aluno, na fase que ele se encontra, gerando motivação e estímulos para ganhar mais conhecimento, sem causar medo de enfrentar novos desafios.
    Um aluno iniciante que ainda está engatinhando quando se depara com conteúdo bem elaborados e de alto padrão de qualidade, aliado a dificuldade em usar as tecnologias, pode assustar, tendo a impressão de muito difícil e complicado.
    Levando em consideração que grande parte do publico que opta por esta modalidade de ensino são pessoas que na sua maioria não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovens e já possuem família, esses alunos demoram um pouco mais para se adaptar a esse mundo de novas ideias. Depois desse inicio, o aluno adota o EAD como estilo de vida, se tornando autodidata, interagindo e se comunicando para aprender e construir conhecimento.
    Liliam, com base na sua vivência e experiência, você concorda comigo?

    • Oi Vanessa,

      Hoje o mercado de EAD atende os mais variados públicos e não necessariamente os mais adultos.
      Sabe-se que 70% dos alunos estudam e trabalham e 57% são mulheres (dados do INEP).

      A novidade é que até o final do século 20 as pessoas que estudavam eram jovens e só de vez em quando voltavam à Escola para realizar alguma atualização. Antigamente havia certamente um roteiro a ser seguido e terminávamos a nossa formação com data marcada.

      Hoje, com o advento da própria tecnologia que faz o mundo mudar a cada 18 meses, todos nós dependemos de constante atualização e portanto voltamos à Escola inúmeras vezes. Por isso gera a percepção que a EAD seja muito atuante junto ao público mais maduro. Na verdade, é o público que mais tira partido da modalidade, pois trabalha, possui carreira em desenvolvimento e quer ganhar tempo e qualidade de vida. A Educação online atende a todos, independente da fase da vida que esteja. Esta é a questão primordial da Educação 2.0.

      Mudou-se tudo à partir dos novos paradigmas. Mudamos a forma de estudar, mudou o mercado profissional, mudaram-se as necessidades de todas as empresas.

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

    • Olá Vanessa,
      Você disse algo muito importante em relação aos materiais didáticos digitais.Acho essencial adequa-los ao tipo de aluno e ao nível de conhecimento,sem discriminá-lo.
      É como trabalhar com a língua inglesa.Devemos observar os ní
      veis para melhor aprendizagem do nosso aluno.
      Um abraço!
      Rita Oliveira

  3. Já está na hora de se pensar em EAD para o ensino médio, alunos e professores sairiam ganhando em tudo, qualidade, material didático, a relação é melhor, pois tem como auxiliar melhor os alunos com a ajuda dos tutores e com isso menos violência, mais interatividade, mais comprometimento por parte de todos e sem stress.
    Assim, atenderá a todos independente da fase de vida e idade em que se encontre.

      • Olá, Lilian.
        Já li a reportagem, mas o que eles oferecem é um curso e não a carga horária completa. A escola deveria ser como a graduação, toda a distância, apenas com algumas disciplinas presenciais como Educação Física, Artes, Línguas e provas,mas mantendo a mesma estrutura escolar para professores, funcionários e direção.

        • Olá Cristiane!

          Tudo bem?

          Li seus argumentos e com certeza a sua ideia traria muito mais comprometimento por parte dos alunos, visto que seria uma forma ampla de construir leitores autônomos, estudantes pesquisadores e envolvidos com o processo. Mas estamos muito aquém deste ideal (quase que uma utopia), sabe-se que o índice de alfabetizados funcionais são estrondosos (nesta fase de aprendizagem/ ensino médio), no entanto, apoio sua visão, e certamente em um futuro próspero com certeza não teremos apenas cursos de preparação, como também a modalidade de ensino EaD empregada para além dos cursos de 3°grau!

          Grande abraço!

  4. Para que se possa haver uma qualidade melhor no ensino a distância, independente de ser uma IES pública ou privada; ou ser uma graduação ou ensino básico/técnico, as instituições devem se adequar a estruturar adequadamente, para aconchegar alunos desse tipo. Em muitas universidades, onde se oferta cursos A distância, ainda não se tem salas tecnológicas adequadas – boa estrutura física e informacional – quando tem, não é adequado ao tamanho do corpo discente daquele determinado polo. A internet e telefonia deixa a desejar. Não há número suficiente de conteudistas e tutores.
    Quando se estruturar adequadamente, será um grande salto na qualidade de ensino brasileiro.

  5. Muito interessante seria se o setor privado também subsidiasse cursos técnicos ou tecnológicos, ofertando bolsas de estudo parciais e/ou integrais aos seus colaboradores e comunidade. Seria mais um ente à busca da melhoria da qualidade do ensino ao cidadão.
    Penso que aumentaria e, consequentemente, melhoraria a disposição de meios multimodais didáticos com menos atraso que o ente governamental e, concomitante, mais eficiência. Para isto ocorrer, a educação a distância deve aumentar sua visibilidade ao público, demonstrando eficácia na propagação do saber, que haja bom custo-benefício.

    • Oi Tiago,

      O setor privado nos dias atuais oferece uma gama de cursos tecnológicos que vem ganhando muito espaço no mercado. Os tecnológicos são os cursos de curta duração que oferecem diplomas de curso superior mais técnico e principalmente para quem quer adentrar o mercado de trabalho. Para você ter uma boa ideia da evolução dos TECs, perceba que 35% das graduações a distância em nosso país ocorrem por Cursos Tecnológicos. Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais são os mais procurados!!

      Os alunos de cursos de graduação a distância oferecidos por instituições privadas também podem contar com Bolsas de Estudo do Programa Universidade para TODOS (prouni), do GOVERNO FEDERAL. As regras para se obter o benefícios são as mesmas dos presenciais (http://siteprouni.mec.gov.br). O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES ainda não vale para cursos em EAD, mas as boas notícias que pairam no ar dão conta que o governo federal pretende ampliar esse benefício para a educação a distância.

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação a distância.com

  6. Os materiais são os mais possivéis e diversos ou melhor as mídias digitais e os antigos audivisuais como fita k7 e fitas de video as antigas vhs praticamente extintas
    estes dois últimos. As atuais mídias dentro das digitais web , rádios universitárias web,bibliotecas webs,televisão universitárias webs, youtube,skape,chats de bate papo ou tira dúvidas onlines,arquivos digitais,blogs educacionais,etc.
    Podemos ter como avanço tecnológico um aliado a educação e principalmente a educação a distância ead .
    Os avanços são muitos e cada vez mais se inserem no nosso cotidiano contribuindo para uma nova educação que é a educação digital onde os espaços e o tempo são diminuidos e em tempo real é a nova sociedade onde temos que nos adaptarmos a ela pois não tem volta e agora a sociedade torna-se cada vez mais digitalizada e a escola não é diferente desta realidade. silvana machado

  7. Sou tutora de um curso a distância e estou fazendo minha 2ª pós através da EAD e só tenho elogios pela qualidade dos materiais oferecidos por esse tipo de educação que só tende a crescer.A estrutura oferecida no faculdade onde eu trabalho é bastante rica , os alunos conseguem utilizar muitos recursos tecnológicos em dias de aula presenciais, inclusive interagem com o professor da disciplina durante a aula via satélite.

  8. Olá!
    Também sou tutora e estudante da modalidade EAD.
    O material é ótimo e os recursos cada vez mais avançados. Estou muito feliz por fazer parte desse movimento, confesso que antes de conhecer a EAD, tinha muitas críticas que foram sendo substituídas por muitos elogios.
    Parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Cinthia Mendes.

    • Olá Cinthia,

      Muito obrigada!

      Fico bastante contente em saber que a EaD já faz parte de sua vida!

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  9. Olá Profa Lilian

    Como os demais colegas estou a pouco tempo trabalhando com Ead e tenho me surpreendido com o potencial dessa modalidade em relação a tantas oportunidades em nosso país com dimensões continentais.
    Gostaria de saber na sua opinião como está o Brasil em relação aos demais paises em relacao ao Ead?
    Um abraço
    Fabia

    • Olá Fábia,

      A EAD é a modalidade que mais cresce no Brasil! Isto é muito bom pois estamos começando a construir uma cultura de educação a distância em nosso país. Já há um forte movimento das instituições de ensino em buscar maior qualidade em todos os sentidos.

      Para você ter uma ideia, os cursos de EAD reúnem 18,4% dos alunos que ingressaram em uma graduação. Em dez anos (2001 a 2011), a educação a a distância cresceu 5.500% no Brasil!

      Desta forma a EAD vai muito bem no Brasil!

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  10. Liliam,

    Gosto muito de ler suas matérias, percebo que tem paixão pelo que faz.
    Estou fazendo o curso de Metodologia de Ensino à Distância, existe um Desafio Profissional que fomos orientados a acompanhar um Blog que é atualizado todas as semana, por isso acompanho o seu. Muito obrigada por sua contribuição para que possamos realizar esse trabalho.
    Gostaria de saber quais os livros que você indicaria para quem está começando a estudar sobre EAD?
    Tenha um bom final de dia,
    Marieta

    • Olá Marieta,

      Então nos acompanhe! Será uma viagem interessante, prometo!

      Obrigada por nos escolher.

      Em relação a indicação de livro na área, escolho este:

      Moran, J.M., A educação que desejamos – Novos Desafios e Como Chegar Lá, Campinas: Papirus, 2012.

      Boa Leitura!

      Abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  11. Liliam,

    Excelente tema, parabéns.

    Eu gostaria de saber a sua opinião sobre o uso de games como material didático.

    Abraço,
    Cláudio

    • Olá Cláudio,

      Obrigada pelas suas considerações.

      Em relação ao uso de jogos na educação, é uma área que já começou a ser contemplada no Brasil com cursos para dispositivos móveis, mas ainda é pouco expressiva. Temos que aguardar mais um pouco para termos uma real percepção do seu uso e principalmente da sua eficácia no sistema brasileiro.

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação a distância.com

  12. Oi Lilian é até engraçado tanto que o governo se fala em educação w sua melhoria que as instituições estão fazendo de um tudo para se reestruturar e se modificar a medida do possível ,mas vejo que a que mais cresceu foi a Educação a Distancia ,houve e ainda tem muitos preconceitos mas ele foi mostrando seu potencial e também o das pessoas que apostaram nela e hoje são pessoas de sucesso e realizadas devido a ela .Como os seus matérias sempre estão sendo atualizados isso facilita muito o nosso aprendizado.
    Acho que deveria ter um curso EAD para ensino Médio ,pois ainda há muitos que trabalham em empregos que rodam turno e com isso dificultam a frequência toda semana nas aulas presenciais e na ead,estudar fica muito melhor ,pois vc mesmo administra seus estudos conforme seu tempo

  13. Boa noite, realmente o trabalho do tutor é muito importante e com os recursos disponíveis auxilia e muito um bom aproveitamento por parte dos alunos tornando esses cursos muito proveitosos e formando cada vez mais pessoas bem qualificadas.
    Abraços

    • Oi Maria Célia,

      O Tutor é a Alma da EAD!

      Tutores são orientadores. São eles que instigam e inspiram seus alunos virtuais.

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  14. Profa Lilian, realmente hoje os materiais digitais são fundamentais para o apoio ao aluno para o estudo a distância e acredito que, quanto melhor e mais atrativo, e dinâmico for este material, mas cresce o interesse do aluno em progredir com este tipo de ensino, que como e de nosso conhecimento cresce a cada dia.Faço uma pós graduação a distância e ainda acho que em relação a interatividade, qualidade e recursos do material ainda podemos avançar, mas acredito que vá de instituição para instituição não é? Muitas coisas ainda existem para ser descobertas ou evoluídas neste mundo virtual. O que importar e o aluno saber aproveitar este mundo para adquirir sim conhecimentos e aprendizados. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. São de extrema importância para nós que trabalhamos na área e estudamos o ensino a distãncia.

  15. Olá, Lilian!
    Os números que indicam o crescimento da EaD são impressionantes!!!5.500% não é pouca coisa e o tempo é relativamente pequeno para estes dados. Isso realmente indica que a EaD é a nova realidade de nossa educação. Eu pessoalmente gosto disto, vejo a EaD com um olhar muito terno, acredito que possa solucionar ou contornar muitos espaços e situações difíceis, como a violência, por exemplo, além de estabelecer uma autonomia e a auto administração do tempo.
    Um abraço.
    Melita

    • Olá Melita!

      A EaD já cresceu muito e ainda crescerá mais!

      O novo cenário para o século 21 é cada vez mais vivermos distâncias reduzidas, com fronteiras que desaparecem, através de grandes problemas compartilhados e maior mobilidade das pessoas.

      Desta forma, a educação a distância se dissemina do e-learning ao m-learning! Teremos agora a escola nômade!
      Isto por si só fará a EaD explodir estatisticamente.

      Forte abraço,

      Liliam Silva
      Blog educação a distância.com

      • Sou professora do Ensino Médio, e comento muito com meus alunos que hoje as diversas modalidades de ensino existentes e os vários financiamentos possibilitam que todos possam ter um curso superior e vejo também que o número de alunos que fazem curso de graduação e de pós a distância é cada vez maior, por isso concordo que é cada vez mais crescente a abrangência dos cursos EAD, por isso a necessidade de cada vez mais apoio financeiro por parte do governo.

  16. Olá Lilian.

    Achei muito interessante esse comentário sobre material didático, hoje já possuímos um grande leque de meios de comunicação ou seja informação é destilada em segundos.
    Sou tutora presencial, e sinto que a cada momento precisamos de mais informações, e com seu blog conseguimos
    interagir com outras pessoas até mesmo opinarmos e agregarmos mais informações sobre EAD.

    • Tenho acompanhado as postagens do blog da profª Liliam e
      como sou aluna na EaD,gosto de interagir com os colegas que seguem esse blog.
      Penso que o material didático é fundamental é fundamental na
      educação a distância.
      Isso porque nessa modalidade de ensino faz-se necessário um processo de interlocução permanente.O material didático é o instrumento para o diálogo entre professores,tutores,alunos.

  17. Estudos sobre a usabilidade da criação do design é muito importante. Deve-se considerar a opinião do usuário e respeitar a diferença existente entre regiões. São culturas diferente e as oportunidades não são as mesmas para todas as pessoas. Deve-se observar também o mercado de trabalho, buscar oferecer produtos interessantes, que atendam a necessidade do cliente, no caso, estudante.
    Abraço, Delma Fonseca

  18. O material didático para EAD configura-se como um conjunto de mídias (impresso, audiovisual e informáticos), no qual os conteúdos apresentam-se de forma dialógica e contextualizada, favorecendo uma aprendizagem significativa.
    Quanto mais diversificado o material, mais nos aproximamos das diferentes realidades dos educandos e possibilitamos diferentes formas de interagir com o conteúdo.

  19. Olá Profª Liliam!

    Muito interessante esse artigo sobre os materiais didáticos digitais. Eles são muito importantes para a EAD, pois são ferramentas que melhoram a interação nos ambientes virtuais. Esses materiais devem ser bem elaborados para que se tornem atrativos e o papel dos tutores é fundamental na consolidação do conhecimento.

    Abraço!

    • Obrigada Paula!

      Abraços,

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

  20. Bom Dia Lilian,
    Quero agradecer pelos textos maravilhosos que postas no teu blog. Todos são muito interessantes. Sou professora Tutora e, na faculdade onde atuo recebemos materiais riquíssimos em informação, além de serem adquiridos com um preço super acessível. Abraços

  21. Faço EAD e o material realmente é muito rico em conhecimento. O novo foco do mundo em Educação será a EAD.

  22. Concordo quando a senhora enfatiza que devemos ter material didático digitais com qualidade.
    E em opinião, um dos principais fatores de sucesso para os cursos em questão.

  23. O material digital faz com que nosso aluno interage, participa pois o ludico e o atrativo impulsiona seus anseios.

  24. Post maravilhoso!
    Gostaria de Tirar uma dúvida.
    Posso usar conteúdo de livros didáticos do governo ou particular para fazer curso (como se fosse aula de reforço para aluno particular utilizar), em uma plataforma de ensino., Utilizar exercícios e teoria?
    Não seria plágio?
    Como devo proceder.
    Se puder me direcionar ficaria muito grato.

    • Oi Adenilson,

      Não você não pode, pois fere a Lei de Direito Autoral e você pode ser denunciado.

      O que você pode é escrever os seu próprio conteúdo e colocar a referência bibliográfica, como fazemos nos trabalhos acadêmicos.

      Tome cuidado. Sempre se oriente para não ter problemas futuros. A internet apenas parece Terra de ninguém, ok?

      Grande abraçø,

      Liliam Silva

Comentários estão bloqueados.