Oportunidades Profissionais na Era Digital

Oportunidades Profissionais na Era Digital

A  tecnologia vem  transformando profissões antigas e criando novas, inclusive a de tutor de cursos a distância.  Por serem profissões  recentes, em muitas empresas a demanda por profissionais de algumas áreas chega a superar a oferta.  É certo que os que já estão no mercado profissional devem reciclar os seus conhecimentos, e aqueles que irão adentrar o mundo do trabalho contemporâneo necessitam conhecer quais as formações específicas que o universo virtual solicita  neste momento.  Vamos às vagas….

Vamos conferir a lista de profissionais requisitados na Era da Educação Virtual 2.0?

1) Tutor de EAD: É uma nova profissão e possui um campo de atuação que absorve profissionais de diferentes áreas do saber. É uma área em franco crescimento no Brasil decorrente da expansão da modalidade EAD mas que ainda  encontra-se carente de profissionais altamente qualificados e que exerçam a tutoria com padrão de excelência.  Em cursos à distância, o tutor online é o responsável por todo o processo de problematização do saber, pela orientação da construção do conhecimento e pelo  acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos reunidos na sala de aula virtual; mas permanentemente conta com a parceria de um professor-conteudista que escreveu e elaborou todo o material didático que será o ponto de convergência entre tutor-aluno.

 

2) Professor Conteudista:  É o professor autor do conteúdo teórico, e muitas vezes o responsável pela definição dos processos didático-pedagógicos a serem implantados em trabalho conjunto com o designer instrucional. Ele acompanha permanentemente a trajetória do tutor,  pontuando os novos sentidos de seu fazer na prática de tutoria, em relação à habilidades, manejos pedagógicos, atitudes relacionais, incentivando-o no exercício de sua prática docente.

 

3) Coordenador Pedagógico: É aquele que trabalha na área da gestão do Curso ou Programa à distância, e as suas ações vão desde a concepção, desenvolvimento e implantação da proposta político-pedagógica, passando pela capacitação das equipes, acompanhando a execução, revisão e melhoria das ações, assim como a certificação dos egressos. É sua responsabilidade receber as comissões do MEC, para atendimento das autorizações e reconhecimentos de cursos à distância.

 

4) Designer Instrucional: Cria roteiros de cursos (storyboards), dentro dos padrões pedagógicos e didáticos previamente definidos; assim como revisa e estrutura ementas de cursos a distância. Também escreve e  pesquisa textos pontuais que são oferecidos como  material didático complementar aos conteúdos determinados.

 

5) Gestor para Educação a Distância:  Este gestor contempla em sua função todos os aspectos que envolvem planejamento, organização, direção e controle de todo o processo de um Programa online,  considerando a disponibilidade de recursos materiais, físicos, técnicos e humanos. Ele  cria condições para a realização do programa de formação a distância, e para isto planeja, orienta , organiza e efetiva todas as etapas do processo.

 

6) Analista de Tecnologia da Informação: Desenvolve e implanta sistemas informatizados  dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administra ambientes informatizados, presta suporte técnico ao cliente, elabora documentação técnica assim como estabelece padrões, coordena projetos, oferece soluções para ambientes informatizados e pesquisa tecnologias em informática.

 

7) Técnico de Equipe de Suporte: Este profissional instala, configura e se encarrega de manter em uso os equipamentos informáticos da instituição. Também instala os programas necessários para o uso diário.

 

8) Arquiteto de Informação: Planifica os elementos para que o site seja mais acessível e trabalha em colaboração com programadores e designers gráficos. Estrutura e organiza portais e sites objetivando a melhoria da navegabilidade.

 

9) Web Designer:   Atua  para melhorar o aspecto de um site, sua acessibilidade e também a ordem e seu aspecto estético para atrair novos usuários. Domina conhecimentos de computação gráfica e programas de design, assim como código HTML e Javascript.

 

8) Editor de Conteúdo:.  Responsabiliza-se pelo  conteúdo, redação e edição de artigos nas diferentes páginas da web, desde um site corporativo à um jornal digital ou um blog. São os novos jornalistas digitais.

 

9) Webmaster: Sua principal função é garantir que um portal online opere tecnicamente da melhor forma.

 

10) Programador: Cria os aplicativos de uma página na web e resolve os problemas derivados de seu funcionamento. É um perfil com enorme demanda em todos os tipos de empresa.

 

11) Gerente de Comunidades e Redes Sociais: Sua principal função consiste na comunicação da empresa com o público através das redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedin. Fomenta conversas e debates na rede e interage com os comentários dos usuários sobre o curso, produto ou a empresa.

 

12) Consultor de e-Business:  Profissional da área de marketing digital  que analisa as necessidades comerciais da empresa para posteriormente aplicar estratégias para atrair clientes pela própria internet.

 

13) Responsável por e-Commerce: Sua responsabilidade é fazer a ligação entre a área de vendas de uma página da web com o público consumidor. Sua atuação é em vendas online na empresa.

 

14) Advogado especialista em Internet: Advoga em novas tecnologias que envolvem  propriedade intelectual e gestão de conteúdos, problemática jurídica dos nomes de domínio, comércio eletrônico, assinatura digital, contratação online, proteção de dados, entre outros temas.

 

15) Especialista em Usabilidade:  Este profissional sabe o que os usuários buscam e querem pelos sites,  pois é um pesquisador e analista de mercado.

 

16) Especialista de SEO [ Search Engine Optimization ]:  A função do SEO consiste em identificar palavras chave, analisar competidores e conseguir que o site da empresa lidere no ranking de motores de busca como por exemplo o Google. Para isto este profissional busca  posicionar os conteúdos de um site para os buscadores, mas de uma maneira que o site se destaque entre as páginas da web pela sua competência.

 

17) Trafficker: É o profissional que se encarrega da implementação, controle e gestão do tráfico de uma página da web 2.0

 

18) Especialista em SEM [Search Engine Marketing ]:  Profissional de marketing que estabelece orçamento e atua em site decidindo a audiência para qual será dirigida a ação publicitária que ele implementará, assim como escolhe as palavras chaves que vai patrocinar.

 

19) Diretor de Marketing Online:  Formado em marketing, especialista em pesquisa de mercado, estatística e sociologia, que é o responsável pelos contratos publicitários, assim como também cria e faz a gestão de campanhas e promoção de produtos.

Saiba+

 

.

 

 

 

 

 

 

Esse item foi postado em Geral. Coloque o permalink nos seus favoritos.