Por que a EAD Veio para Ficar?

Por que a EAD Veio para Ficar?

O mercado de e-learning cresceu no mundo aproximadamente US $ 255 bilhões em 2017. Obviamente este impactante valor financeiro é convergente com o número inchado de estudantes que escolheu seguir o caminho dos cursos on-line em suas formações. Com esta amostra relevante percebemos que a educação a distância se fortaleceu e conquistou muitos aprendizes pelo mundo a fora que aderiram a esta nova forma de estudar, mas será que isto  na verdade nos responde:  por que a EAD veio para ficar?

Na última Pesquisa Global Shapers  com 25 mil jovens de todo o mundo, 77,84% dos entrevistados relataram ter realizado cursos on-line no passado. Ainda nesta pesquisa cerca de metade (47,79%) dos entrevistados disseram que estariam dispostos a obter certificação para o desenvolvimento de certas habilidades, através de  cursos  on-line, uma vez que já começaram a construir as suas carreiras e precisam investir na formação tanto formal como informal. Isso mais uma vez nos mostra o grande potencial e mercado atraente para a educação on-line.

Esses dados nos fazem perceber que o ensino on-line desenha um novo futuro na educação como um todo, mas o que é realmente educação on-line? Por que a EAD Veio para Ficar? Veio mesmo para ficar?

Vamos compreender em primeiro lugar como a EAD hoje em dia é oferecida. A educação on-line atualmente  possui dois tipos de ofertas, sendo a primeira destinada aos alunos matriculados no ensino superior para receberem aulas mediadas pelas tecnologias educacionais com a tutoria de profissionais treinados para mediar as discussões, tirar dúvidas e conduzir o alunado `a construção do conhecimento.

A segunda forma de oferta de educação on-line consiste em treinamento profissional com o  fornecimento de certificação. Essa aprendizagem on-line geralmente é direcionada a profissionais ou estudantes que procuram aprendizagens específicas ou se preparam para determinados exames. Os cursos online mais populares incluem treinamento em línguas estrangeiras, aprendizagem para concursos, entre outros.

O crescimento da educação on-line não foi sem desafios. Desde o início da década de 1960, a educação on-line tem sido constantemente criticada pela aparente falta de controle de qualidade, particularmente pela escassez de professores de alta qualidade. Também já foi dito que o aprendizado on-line priva os alunos de alguns dos benefícios de estar na sala de aula física, vivenciando a interação professor-aluno,  como limita a aprendizagem pelos problemas com conexão confiável com a internet e o fornecimento de eletricidade.

Independentemente dessas preocupações e críticas, a educação on-line deu enormes passos nos últimos anos.  Mais e mais instituições de ensino superior introduziram ou reforçaram suas plataformas de educação on-line, remetendo a redução de custos para os alunos e gerando a expansão de recrutamento de tutores diante da crescente demanda de alunos. Como resultado, a educação on-line tornou-se uma parte cada vez mais importante do ensino superior, com  universidades utilizando membros do corpo docente como conteudistas e tutores, assim como equipes de suporte altamente profissionalizadas para a condução dos cursos on-line.

Para abordar a questão da qualidade do ensino on-line, vários provedores voltaram-se para a avaliação dos usuários e para a  avaliação interna. Quanto à perda de recursos tradicionais da sala de aula, a educação on-line vem compensando com a sua flexibilidade, baixo custo e tecnologias educacionais de ponta. O aluno têm acesso `as videoaulas sempre que quiser, permitindo que assim examine e reexamine ideias e reveja as aulas dentro de sua conveniência de tempo e lugar. Longe de ser uma experiência de aprendizagem inferior, as tarefas individuais que muitas vezes fazem parte da educação on-line,  levam a interação professor-aluno a um novo nível, onde um aluno recebe toda a atenção e interação e a aprendizagem acaba tornando-se única e valiosa.

A maturidade, o avanço da tecnologia educacional,  também permitiu que a educação on-line se tornasse mais gerenciável e mais acessível do que nunca. Todas as necessidades dos estudantes virtuais nos dias de hoje são: o computador, a conexão à internet e algumas habilidades básicas de TI.

No geral, esse progresso parece ter aliviado a dúvida sobre a qualidade do ensino virtualizado e 40,56% dos entrevistados no Global Shapers Survey disseram que a educação on-line é tão eficaz quanto o aprendizado tradicional em uma sala de aula física, com outros 11,76% dizendo que não sabiam.

A educação on-line ajudou significativamente a tornar a educação mais acessível e portanto mais democrática, alcançando assim o objetivo da “educação para todos”, um tema que se tornou um mandato global desde a década de 1990. Embora um grande número de países tenha feito progressos significativos na oferta de educação básica a todos os cidadãos, ainda há muitas pessoas – muitas vezes vivendo em áreas remotas – que não podem acessar a educação.

Mas com um número cada vez maior de “internautas” em áreas rurais em muitos países em desenvolvimento, a educação on-line pode ser usada para alcançar cidadãos que não possuem o devido acesso à educação e, portanto, cumprir o Objetivo 4 do Desenvolvimento Sustentável sobre educação de qualidade.

Sem dúvida, com a disseminação ainda maior da tecnologia e o aprofundamento do mandato global da educação para todos, o potencial da educação on-line pode se tornar complementar – ou, em alguns casos,  única alternativa – frente à educação tradicional. Isso não pode ser ignorado por nenhum de nós.

Em vez de nos preocuparmos se a educação on-line pode ou não ser tão boa quanto os formatos mais tradicionais, talvez devêssemos concentrar-nos em como podemos usá-la para oferecer uma educação de qualidade para pessoas de todo o mundo, particularmente as pessoas pobres e desatendidas.

Esta não será uma tarefa fácil, pois a educação on-line tem uma extrema necessidade de continuar a desenhar caminhos seguros. As questões pendentes que devem ser fortalecidas incluem a acreditação e o controle permanente de qualidade. 😆 

SAIBA+

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website