Presencialidade em Cursos à Distância-EAD

Presencialidade em Cursos à Distância – EAD

Presencialidade em cursos à distância  é  um conceito central na aprendizagem online, ou seja, a  ‘presença’  em um  curso à distância é entendida como a capacidade de cada  participante  projetar as  suas características pessoais na comunidade virtual de aprendizagem,  e assim apresentar-se a outros participantes como ‘pessoa real’. O que se faz para criar a presença em um curso on-line? Como se faz em ambientes virtuais de aprendizagem para gerar a sensação de conexão entre os estudantes em cursos à distância? Saiba que a presencialidade e a falta de civilidade em cursos à distância acontecem também! Vamos entender…

 

Podemos falar que existem  4 dimensões interdependentes de presença dentro dos AVAs-Ambientes Virtuais de Aprendizagem,  que podem ser compreendidas como: presença social, presença afetiva, presença cognitiva e presença de aprendizagem.

 

A presença social é aquela na qual os alunos projetam suas características pessoais/individuais dentro da comunidade online e que se posicionam como pessoas ‘ reais’. A presença afetiva é a  expressão da emoção, do afeto e do  sentimento por indivíduos e entre os indivíduos de uma comunidade de aprendizagem, é percebida pela maneira como eles se relacionam e interagem entre si,  com a tecnologia de aprendizagem, com o conteúdo do curso e com o tutor.

 

A presença cognitiva é a presença  marcada pela construção de  significado através do diálogo entre pares e da comunicação sustentada. E a  presença de aprendizagem é aquela onde o tutor ao orientar  o processo de aprendizagem para  que os alunos construam conhecimento, verifica o processo que cada qual processa a informação e a destina para cada devido significado.  Quando todos os 4  elementos interagem , é então que os alunos são capazes de experimentar o aprendizado profundo e significativo.

 

Por outro lado sabemos que a presencialidade em cursos à distância pode trazer problemas devido à alunos virtuais que podem não se conter e expressarem-se de maneira indevida em qualquer uma destas 4 categorias de presencialidade. Pode ocorrer de alunos virtuais utilizarem linguagem forte e ofensiva, o que muitas vezes obriga o tutor a realizar a remoção de mensagens tóxicas dentro dos Fóruns de Discussão e Chats.

 

A falta de civilidade em Fóruns virtuais ou em Chats,   dentro de pequenas comunidades de aprendizagem online,   é pontualmente administrável pelo tutor; no entanto com os MOOCs , ou outros tipos de comunidades de aprendizagem em crescimento e em combinação com as plataformas que permitem o anonimato, este tipo de aluno vai se tornar um problema para os educadores e  as suas instituições.

 

As vezes a presencialidade em cursos à distância por parte  do aluno online é marcada por comentários sarcásticos, ofensivos, irônicos e com alta toxidade social. Para isto é necessário que tutores e instituições que oferecem a EAD,  desenvolvam estratégias apropriadas para lidar com este tipo de presencialidade. Assim como nos encontros físicos,  o tom de voz , contato visual e linguagem corporal afetam as relações, no ambiente online até mesmo caracteres utilizados com  LETRAS MAIÚSCULAS  em trocas de texto, afetam o significado de uma mensagem, pois transmite agressividade [tom alto de voz].

 

No entanto, alguns alunos virtuais  vão expor desinibição total no  online, encorajados pela falta de contato pessoal e pela distância geográfica e em alguns casos, o anonimato. Tal comportamento pode causar muitos estragos dentro de uma comunidade de aprendizagem. Em situações de aprendizagem aberta na qual os alunos  não são controlados devido a uma abordagem conectivista, onde a  aprendizagem ou o foco é absolutamente centrado no aluno, lidar com esse tipo de comportamento é um grande desafio, mas certamente não impossível . É necessário agir para preservar o clima de aprendizagem e de respeito na comunidade, sempre!

 

Desinibição online é um fenômeno social que afeta não só o intercâmbio de aprendizagem em comunidades online , mas também plataformas sociais como  o Twitter ou o Facebook.  Vale lembrar que ambientes de aprendizagem precisam de uma camada especial de proteção que vai além de uma opção  “denunciar abuso “,  que existe nas plataformas do  Facebook e do Twitter .

 

Aprender em comunidades online requer um nível de confiança, familiaridade, e tem associada a ideia de ser uma zona de  “segurança”. Como os educadores podem criar uma comunidade de aprendizagem segura em uma aula online fechada ou em uma comunidade de aprendizagem aberta, como em um Mooc?

 

Respostas a perguntas como estas sugerem que pensemos que tudo depende da comunidade de aprendizagem , dos participantes , do objetivo da aprendizagem e outros fatores. Mas cabe a nós como educadores  procurar recorrentemente as respostas e as soluções; precisamos ter estratégias e mecanismos embutidos dentro dos diferentes tipos de comunidades de aprendizagem online para promover e  proteger um clima de aprendizagem e desenvolvimento positivos e sobretudo respeitosos.

 

Saiba +

Para compreender mais sobre NETIQUETA: http://www.educacao-a-distancia.com/o-comportamento-adequado-no-mundo-digital-netiqueta-2/#.VSLGxPnF-T8

Para compreender mais sobre MOOChttp://www.educacao-a-distancia.com/voce-ja-estudou-por-xmoocs-cmoocs-e-reas-em-educacao-a-distancia/#.VSLK3vnF-T8

 

Comentário em “Presencialidade em Cursos à Distância-EAD

  1. Liliam encontrei seu blog através de uma pesquisa para um curso de docência em EAD e está me ajudando muito pois estou tendo um pouco de dificuldade em me programar melhor para acompanhar o curso. Parabéns pelo seu trabalho.

Comentários estão bloqueados.