Quem são os Nativos Digitais

Quem são os Nativos Digitais?

Quem são os nativos digitais?  São os nascidos de 1980 para cá, conhecidos também como geração Y ou millennials, que vivem conectados entre si através da cultura tecnológica e sabe por quê? Porque não conheceram nenhum modo de vida diferente. Para eles a vida é passada absolutamente online, sem distinguir entre online e offline. Possuem uma coleção crescente de amigos virtuais  e se conectam com eles em qualquer lugar e em qualquer parte do mundo. E o que significa tornar-se “amigo” de alguém para eles? O entendimento sobre amizade é diferente para os Nativos Digitais, pois as suas amizades online são baseadas em muitas variáveis similares às amizades tradicionais dos mais velhos, como interesses, compatibilidades, frequência na interação, mas possuem também um grande diferencial,  pois frequentemente são passageiras e efemêras.

 

Os Ys foram criados diferente de outras gerações, pois os pais os educaram na base do diálogo e de muito feedback. Ocorre que muitas vezes até mesmo seus professores não sabem ao certo como lidar com eles, pois sentem-se ameaçados por este pessoal que possui extremo domínio tecnológico e até domínio de suas disciplinas curriculares, pois como ninguém são detentores da habilidade de obter, de captar a informação pelo mundo virtual e a colocar na mesa do professor para o debate e aprofundamento.  :roll:

 

Os nativos digitais criam mundos paralelos e a repercussão destes comportamentos gera muitas mudanças culturais, econômicas, relacionais,  sociais,  o que provavelmente produzirá profunda transformação na vida de todos nós. Nativos digitais movem mercados e transformam indústrias, política e a Educação!!! Os Nativos Digitais, que chegaram ao mundo no momento  que as tecnologias digitais também chegavam para transformar o mundo e as pessoas não passam despercebidos, pois os vemos  pelas ruas, escolas, salas de aulas, parques e shoppings e sempre  digitando rapidamente mensagens em seus telefones celulares,  ou criando e postando vídeos no YouTube onde milhões de pessoas terão acesso, ou até mesmo ouvindo música formatada digitalmente em plena sala de aula, ou quando muito dentro de nossas próprias casas.

 

Este pessoal é diferente, muito diferente.  Todos eles estudam, trabalham, se divertem, dialogam, compartilham e interagem uns com os outros de uma maneira totalmente diferente  das pessoas mais velhas, conhecidas como Colonizadores Digitais, que são os não nativos do ambiente digital, pois cresceram em um mundo apenas analógico, mas que também estão online e fazendo uso eficiente das tecnologias mas apoiando-se muitas vezes  nas formas tradicionais e analógicas de interação. Diferentemente dos Imigrantes Digitais, que aprenderam tarde na vida a mandar e-mails e a fazer uso das redes sociais como o antigo Orkut , Facebook.

 

Os Nativos Digitais  adoram blogs em vez de jornais ou revistas, se conhecem online antes de se conhecerem pessoalmente e não telefonam para marcar um encontro, mas sim enviam mensagem instantânea. Eles praticamente nunca foram analógicos. Sim, eles são ousados, impacientes e criativos, imediatistas e versáteis, mas uma coisa é fato, muitos deles por terem estas características pessoais começam a ganhar milhões com os seus próprios projetos.  😆

Saiba+

 

 

 

 

 

4 comentários em “Quem são os Nativos Digitais

  1. Fico muito grato. O site é muito lindo, interativo e de riquíssimo conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website