Recomendo

 

Open Library  

Open Library é um projeto de software desenvolvido sem fins lucrativos pelo Internet Archive e financiado por doações,  e tem como objetivo trabalhar com  dados abertos para catalogar e digitalizar todos os livros já publicados ao redor no mundo. O Open Library solicita que seus usuários adicionem um livro, programem e colaborem com a revisão.

O  projeto já catalogou mais de  20 milhões de livros, sendo que mais de 1 milhão de títulos já estão disponíveis para download ou leitura online nos formatos PDF, ePub, Plain text, DAISY, ePub, MOBI e DjVu. Podem ser encontrados livros em cerca de 50 idiomas.

Entre o acervo é possível encontrar preciosidades históricas de museus, universidades e instituições religiosas, além de possuir aproximadamente 200 mil títulos juridicamente protegidos pertencentes a 350 bibliotecas de 80 países. Para solicitar um livro emprestado basta se cadastrar. Os livros ficam disponíveis por duas semanas. Para fazer download ou ler online não há necessidade do cadastro.

Acesse o site: http://www.openlibrary.org.

 

Projeto Gutemberg  

O Projeto Gutenbergé conhecido como a primeira e a maior coleção de livros eletrônicos gratuitos do mundo, sendo os mesmos digitalizados pelas mãos de milhares de voluntários espalhados pelo planeta. No momento o site possui um catálogo com mais de 36 mil livros em mais de 40 idiomas, sendo todos de domínio público. Os livros podem ser baixados para todo tipo de dispositivos, ou seja, de computadores a tablets e smartphones gratuitamente.

Acesse o site: http://www.gutenberg.org/

 

Khan Academy

The Khan Academy é uma ONG educacional criada e sustentada por Salman Khan. Com a missão de “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”, oferece uma coleção grátis de mais de 3.300 vídeos de matemática, história, medicina e saúde, finanças, física, química, biologia, astronomia, economia, ciência da computação, entre outras matérias. Os vídeos de Salman Khan podem ser assistidos em Português pelo site da Fundação Lemann, que realizou a tradução juntamente com a Intel.

Acesse o site:http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

 

Biblioteca Mundial Digital

Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo.

Multilingue, o material está disponível para leitura online.

Acesse o site: http://www.wdl.org/pt/

 

Biblioteca Digital de Obras Raras

Oferece milhares de documentos históricos e obras raras. É multilingue e o material está disponível para leitura online.

Acesse o site: http://www.obrasraras.usp.br/

 

O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

 

Universia

Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

Acesse o site: http://bit.ly/xVeyb1

 

Read Print 

 

Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

Acesse o site: http://www.readprint.com/

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Entre os destaques deste portal há um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

Acesse o site: http://www.bnportugal.pt/

 

30 Sites para Baixar Música Gratuitamente

 

  1. iLike – Uma rede social que permite descobrir novas músicas com ajuda de seus amigos. Muitos artistas aderiram a rede para disponibilizar seus discos gratuitamente para download.
  2. Altsounds – Milhares de músicas com ótima qualidade para baixar em MP3 e sair ouvindo.
  3. bt.etree.org – Disponibiliza faixas ao vivo via streaming de artistas como Ben Harper, Jerry Garcia, Blues Traveler, Trey Anastasio entre outros.
  4. Stereogum – Com uma navegação fácil, o site publica músicas de maneira legal desde 2006. Além de disponibilizar fotos e vídeos dos mais variados artistas que você pode incorporar em qualquer site ou blog.
  5. Web Banda unsigned – É um lugar para bandas independentes compartilhar sua música e serem notadas. Músicas de todos os gêneros ficam disponíveis para download e o site apresenta um gráfico com um ranking das mais baixadas.
  6. Soundclick’s – As bandas disponibilizam seus discos e os fãs baixam as faixas para ouvir, simples e prático.
  7. Honc – “Se você ama música este é o seu site”, com este slogan o portal faz com que bandas dos mais inusitados estilos compartilhem suas músicas com o mundo.
  8. Indie Rock Cafe – O site oferece o melhor da música indie rock musichot new songsrock bands, e os lançamentos de álbuns em MP3.
  9. DMusic – Desde 1998, atualiza diariamente o ranking dos 22 melhores artistas colocando para baixar seus álbuns.
  10. iCompositions – “Nós ajudamos os artistas a se conectar, colaborar e compartilhar suas músicas com o mundo”. É dedicado aos músicos ou aspirantes.
  11. The Internet Archive – O site que tem a proposta de organizar a web inclui em sua lista uma seleção com mais de 150 mil itens, entre músicas, podcasts e livros em áudio, licenciadas com Creative Commons.
  12. Jamendo – Oferece links diretos para a música ou download via torrent. Com mais de 110 mil músicas o site está disponível em oito línguas diferentes, incluindo português.
  13. Epitonic – É o lugar para baixar tudo de uma vez. Com diversas seleções sugeridas diariamente, você faz o download de maneira simples.
  14. Fat Wreck Chords – Para os amantes de música punk o site é recheado dos clássicos.
  15. Stereokiller – Muitos usuários dizem que é uma versão melhorada do MySpace dedicado ao punk, ao hardcore e ao metal. Lá você encontra mais de 32 mil músicas, 43 mil bandas e um acervo com 9 mil críticas de álbuns.
  16. Anti’s – Com o slogan: “Verdadeiros artistas criando grandes gravações em seus próprios termos.” (tradução livre) o site dispõe de um acervo com nomes como Michael Franti, Spearhead, Graffin Greg, Nick Cave e Billy Bragg.
  17. 3hive – Um blog com navegação agradável que publica resenhas sobre as músicas e as disponibilizam em formato MP3.
  18. itsfreedownloads – Para os usuários do iTunes é uma excelente opção para baixar músicas gratuitas de maneira legal.
  19. mp3.com – Mais de 1 milhão de downloads de música gratuitos. Comece a explorar agora.
  20. Purevolume.com – Seu forte é o streaming de música, mas também há uma grande opção de downloads. Busque pela organizada caixa de pesquisa ou navegue pelas categorias do site.
  21. Last.FM – A rede social mais conhecida de músicas do mundo. Você monta seleções com as músicas que ouve e baixa de acordo com sua preferência.
  22. iSound – Oferece streaming de alguns artistas e possuí um imenso catálogo para downloads gratuitos.
  23. We7 – Com todos os tipos de músicas, você encontrará bandas que normalmente tem que pagar para conseguir MP3 completo.
  24. Blentwell – Um site em evolução constante que mistura toneladas de misturas de DJs divididos por gênero.
  25. MTV – A maior televisão de música do mundo oferece, toda semana, um novo grupo de cerca de uma dúzia de downloads em uma base um tanto irregular. Uma gota no oceano, mas as músicas são totalmente legais.
  26. Freekidsmusic.com – Um parque de diversão para quem tem criança em casa. Você encontra uma imensidão de melodias de grande qualidade para os baixinhos.
  27. Classic Cat – Mantém uma enorme lista de MP3 clássicos disponíveis na internet. Os arquivos não são hospedados no site, mas ele reúne de uma maneira muito simples de buscar.
  28.  Spinner (AOL Music) – Durante os últimos dois anos o site disponibiliza diariamente um apanhado com diversos MP3 para download.
  29. Hulkshare – Uma plataforma de música que presta serviços a artistas, blogs, revistas e profissionais da indústria. Enviar e compartilhar suas músicas é simples e grátis. Também há o serviço Premium que libera algumas funções especiais.
  30. Best MP3 Links – O portal reúne uma lista com centenas de links para sites onde você legalmente pode baixar música no formato MP3 gratuitamente. Separados por categorias que variam do humor, passando por eletrônica, até músicas temas de natal.

fonte: Catraca Livre

 

 

FGV Online 

A Fundação Getúlio Vargas também oferece cursos gratuitos pela internet. As aulas da FGV Online funcionam em módulos de cinco a até 30 horas nas áreas de Finanças Pessoais, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Direito, entre outras.

Para fazer os cursos, basta entrar no site e se cadastrar na matéria escolhida usando seu CPF e endereço de e-mail.

Uma vez concluídos os diferentes módulos, o aluno faz uma prova e, se tirar uma nota maior que sete, pode imprimir um atestado de conclusão.

A plataforma brasileira ainda peca pela falta de interatividade e recursos que podem ser encontrados nos sites estrangeiros, mas a FGV Online oferece boas opções para quem quer se atualizar ou aprender sobre novos temas.

 

Univesp TV 

O portal da Univesp TV reúne vídeos de aulas da USP, Unicamp e Unesp que também são transmitidos pela televisão no canal da TV Cultura. Os cursos são, em sua maioria, disciplinas regulares dessas universidades, e as aulas são gravadas conforme elas acontecem – dá até para ver os alunos nas salas e ouvir as perguntas feitas por eles. Há aulas que envolvem Linguagem, História, Economia e Física.

Apesar de as gravações serem profissionais, inclusive com o uso de mais de uma câmera e edição do material final, falta a interatividade que existe em outras opções de cursos online. A Univesp TV também não aplica provas aos alunos virtuais e não oferece certificados de conclusão de curso.

 

VEduca 

O site VEduca oferece mais de 4.700 vídeos das melhores universidades dos Estados Unidos com o seguinte diferencial: muitos dos vídeos têm legendas em português, que foram feitas de maneira colaborativa por voluntários. Sem pagar nada, o aluno pode assistir às aulas que foram gravadas nas salas de Harvard, MIT, Yale e diversas outras universidades.

O sistema de busca do site é bastante avançado e é possível procurar por vídeos de assuntos diferentes, ou através de universidades e professores específicos. Há cursos em 21 áreas distintas, inclusive artes, astronomia, jornalismo, engenharia, economia e política, por exemplo. Como as aulas são gravações de cursos já dados, não há uma interatividade ao vivo com o professor ou com outros alunos. Tampouco há certificados e provas.

 

Unicamp 

 

A Universidade Estadual de Campinas também participa da iniciativa de oferecer aulas online. A Unicamp, porém, não grava um curso inteiro, mas disponibiliza “aulas magistrais” sobre temas específicos de Física, Literatura, Saúde e Biologia, por exemplo. O projeto foi lançado em 2011.

Com duração de cerca de uma hora, não é possível mandar perguntas para os professores. Entretanto, os alunos podem sugerir temas para as próximas aulas e comentar nos vídeos para debater o assunto ou receber respostas da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp.

 

YouTube EDU 

 

Já há algum tempo o site de vídeos do Google oferece no canal de educação do YouTube aulas de universidades como a Universidade de Harvard (Estados Unidos), Cambridge University (Reino Unido) e Università Bocconi (Itália). A busca pode ser feita por área de conhecimento, universidades e canais diferentes.

Além dos cursos, há também vídeos educativos oferecidos por outros canais, que mostram programas sobre História, Ciências e Humanidades. O aluno pode, por exemplo, assistir a documentários da BBC ou gravações da Nasa. Muitos dos vídeos possuem legenda.

 

iTunes U 

 

A Apple também entrou no campo da educação e oferece cursos completos de centenas de universidades no canal iTunes U. Já para quem tem dispositivos iOS como iPhone, iTouch e iPad, a Apple desenhou um aplicativo de mesmo nome que organiza melhor os cursos e ainda possui espaços para anotações.

As aulas podem ser em vídeo ou áudio e trazem também arquivos para leitura. Para buscar cursos, o aluno pode navegar por temas desde Literatura, Linguagem até Engenharia e Negócios. Quem tem o programa iTunes (gratuito) pode encontrar e acompanhar os cursos.

 

Fonte: Canal de Ensino

 

 

95   Cursos online de Língua Portuguesa

 

Acentuação Gráfica 1 – O que é acentuação gráfica

Acentuação Gráfica 2 – Acentuação das Proparoxítonas, Paroxítonas e Oxítonas

3 comentários em “Recomendo

  1. Liliam, gostaria de saber quais cursos e instituições você recomenda para que eu possa estudar sobre o assunto da Educação a Distância e, quem sabe, me tornar uma especialista. Obrigada, Debora

    • Olá Débora,

      Para se tornar uma especialista no tema EAD, é essencial que busque não apenas uma boa instituição para fazer um mestrado ou doutorado na área, mas que principalmente você também atue ou como professora, tutora, conteudista, gestora.

      Boa sorte!

      Liliam Silva
      Blog educação-a-distância.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website