Use o Humor em Suas Aulas Online. Saiba Como!

Use o Humor em Suas Aulas Online. Saiba Como!

Quando você ensina pela modalidade online, você está sempre procurando maneiras de tornar o seu trabalho mais atrativo e cativante ao aluno, e por conta disto a sua atuação profissional torna-se um empreendimento que tende a melhorar com o passar do tempo e em todos os sentidos.  E para tanto o humor é uma das ferramentas emocionais que mais deve estar presente no uso relacional do tutor com os aprendizes em ambientes online, pois ajuda em demasia a atingir importantes objetivos educacionais e interpessoais. Na verdade o humor é um recurso emocional poderoso, muito mais do que parece.

 

Quando fazemos uso do humor especialmente em nossas aulas online,  conseguimos estabelecer com o aluno um rapport imediato,  criando assim um ambiente virtual mais alegre e descontraído e que sempre colabora para a construção de vínculos saudáveis assim como desenvolve a aprendizagem online de maneira emocionalmente gratificante. O humor muitas vezes alivia qualquer tipo de clima estressante, e assim deve ser utilizado com muita sabedoria pois quando usado no momento ou de maneira errada,  pode também trazer alguns danos sérios.

 

Muitos alunos novos ao começarem a estudar pela modalidade EAD sentem-se demasiadamente sobrecarregados e é comum manifestarem uma grande ansiedade e impaciência. Com doses de um bom humor podemos ajudá-los a relaxar e a ganhar uma nova percepção daquilo que estão vivenciando, mas sempre é bom lembrar que deve-se evitar o uso de um humor grosseiro, depreciativo ou qualquer outra variedade de “graça” inadequada.

 

Piadas lights, citações engraçadas e cenários interativos alegres não são a única maneira de trazer o humor ao eLearning. Na verdade, podemos criar histórias espirituosas e até exemplos da vida real que sejam lúdicos e que destaquem o assunto em pauta, que muito ajudam os alunos em relação às novas aprendizagens. Vale pensar que o humor também deve ser usado com moderação para poder mantê-lo relevante, alegre e com inteligência, considerando principalmente o contexto do público de alunos atendidos,  a fim de construir envolvimento afetivo em vez de ofensas.

 

Acidentalmente uma ofensa fornecida sem intenção, pode atingir  fronteiras culturais ou pessoais,  o que remete muitas vezes à interpretações de falta de respeito e preconceito. É uma situação extremamente complexa que afeta diretamente a credibilidade do tutor e configura extremo comportamento inadequado e inapropriado. Certamente há hora certa e há hora indevida para se fazer uso do humor mesmo que seja humor saudável, principalmente quando ensinamos pela modalidade online.

 

Por exemplo, no início de um novo semestre ao utilizarmos um pouco de humor quando damos boas-vindas aos alunos,  é um tipo de ação social que realmente pode  ajudar a mostrar a eles que somos pessoas reais e acessíveis e que também damos risadas, brincamos e atuamos seriamente em nosso ofício. Isso ajuda também a definir o tom amistoso que irá acontecer ao longo do semestre e estabelece naturalmente um ambiente de aprendizagem mais caloroso e consequentemente atrativo.

 

Depois de um tempo de convivência, podemos dizer que os alunos respondem bem a uma abordagem humorística mais informal. Só que também existem momentos em que não podemos e nem devemos usar o humor pois dentro de determinado contexto o que um aluno pode achar divertido, outro aluno pode achar muito ofensivo.  Indivíduos com diferentes formações e experiências, tanto pessoais como profissionais, têm ideias diferentes do que seja engraçado. Usar o humor com moderação , de modo que você não perca  a sua credibilidade para com os seus alunos só tráz benefícios reais.

 

Quando devemos dizer algum  “não” ao aluno é de nossa obrigação fazê-lo sem nenhuma dose de humor. Quer um exemplo? Quando fazemos a recusa de um pedido de extensão de prazo para entrega de alguma atividade, o nosso tom deve ser completamente profissional e apropriado. Nós  temos que ter a nossa palavra cordial e definitiva, e por isso não há espaço para qualquer tipo de humor neste contexto.

 

Jamais esqueça que o  humor é apenas uma outra forma de comunicação , por isso lembre-se da regra de ouro da boa comunicação : Conheça o seu público! Se você tem um grupo de alunos que são profissionais muito ocupados, saiba que o excesso de humor de sua parte pode ser visto como um desperdício irritante de um precioso tempo. Não se arrisque neste tipo de aventura.

 

Uma boa dica aos novos tutores é que jamais use o humor quando a sua credibilidade como educador estiver sendo questionada ou contestada. E nunca se esqueça de que você é um profissional da Educação e não um comediante e vá descobrindo parcimoniosamente como o humor pode ser utilizado estrategicamente no ensino online. O humor inapropriado é muito perigoso,  pois é capaz de fazer os alunos sentirem que o educador está rindo deles.

 

Evitando-se as potenciais armadilhas para poder fazer uso do humor de forma adequada, podemos criar ambientes de aprendizagem online mais felizes e mais engajados, despertando nos alunos o gosto de aprender a partir de um educador real, que por vezes os fazem sorrir como parte importante do processo.

Saiba+

Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação a Distância

 

Comentário em “Use o Humor em Suas Aulas Online. Saiba Como!

  1. Ótima dica. Mas, é possível perceber o limite para o uso do humor? Existe esse limite? Se existe, quando sinalizamos que poderemos ultrapassar esse limite?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website