Vídeos

#25 “Tutores de EAD são Educadores e Líderes nos AVAs”

Hoje no meio educacional não há mais dúvidas que a presença ativa do tutor no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em um curso à distância, seja o grande diferencial, pois é este personagem que permite que o aluno não se sinta perdido e abandonado, e que assim ocorra a interação multidimensional entre todos os envolvidos; realizando com eficácia a sua principal função que é a mediação pedagógica, estimulando continuamente a participação e a integração dos aprendizes. Sem esta presença atuante, abrem-se brechas para que alunos apáticos não levem adiante o processo de aprendizagem diferenciado. Tutor de EAD é educador e líder nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

#24 ” 7 Habilidades de Liderança dos Tutores de Educação a Distância “

O tutor que se ocupa de seu papel de educador eficaz, atua como líder dentro do contexto grupal, permitindo que ocorra o processo de influenciação, exercido de forma intencional por parte dele sobre seus alunos virtuais. Todo tutor-líder é percebido como alguém que traz um grande diferencial, ou seja, algum benefício não só ao grupo como um todo, mas também a cada membro em particular, fazendo nascer desse intercâmbio, o valor que lhe é atribuído e reconhecido. Neste minivídeo você conhecerá as ” 7 Habilidades de Liderança dos Tutores de Educação a Distância “.

#23 “Será que as Empresas Sentem Preconceito de Alunos de Educação a Distância?”

Há pelo menos dez anos, as empresas não percebiam positivamente a educação a distância, pois havia uma crença de que o aluno a distância pouco aprendia quando estudava mediatizado por um computador, ou seja, ultra-valorizava-se o ensino presencial e entendia-se que a EAD era apenas um sub-produto educacional, obviamente muito inferior. E nos dias atuais!? Como os gestores organizacionais percebem um colaborador formado por EAD? Confira neste minivideo..

#22 “Os Efeitos da Educação a Distância Destinada ao Público Adulto”

Segundo o censo brasileiro, atualmente temos cerca de 1,4 milhões de alunos com 50 anos ou mais, nas escolas brasileiras, o que aponta um número quatro vezes maior do que há dez anos. Diante destas constatações, vemos também que há uma crescente demanda por aprendizagem online, especialmente por estes estudantes adultos. Não tenho dúvidas que diante destes fatos, que cursos superiores a distância serão os mais procurados na próxima década, talvez superando os presenciais. O fato é, os adultos mais velhos estão voltando para o ensino superior mais tarde em suas vidas, e isto traz uma imensa vantagem estratégica para o Brasil.

#21 “Habilidades e Competências que a EAD Desenvolve”

Estamos em rede o tempo todo, tanto em nossas vidas particulares como na Educação. Diante disto o papel do educador contemporâneo passou a ser o de preparar seus alunos para a experiência da navegabilidade pelo mundo virtual e informacional, e a partir do buscado e do recolhido, poder com eles desenvolver um trabalho de troca coletiva para assim ocorrer a validação da informação, a análise crítica do validado, a discussão entre todos e a interpretação que remete a construção do conhecimento.

#20 “Educação a Distância é uma Boa Opção de Estudo?”

A pergunta que muitos me fazem é:  A EAD é uma boa opção de estudo? O que eu respondo a esta inquietação de pessoas que confiam no meu feedback? Respondo que certamente a educação a distância – EAD é uma ótima opção de estudo , desde que seja ofertada através de cursos com qualidade. O que eu chamo de “boa” oferta de Curso em EAD? Bem, aí começam as minhas inquietações, pois certamente nem todos os cursos em EAD são recomendáveis por uma série de questões que tentaremos pontuar ao longo deste mini-vídeo.

#19 “Vantagens de Estudar por Educação a Distância [EAD]”

Aulas pela modalidade à distância estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis à população. Desta maneira, Liliam Silva, do Blog educação-a-distância.com, nos mostra as grandes vantagens para quem opta em estudar pela EAD.

#18 “Como Dar Feedback ao Aluno de Educação a Distância”

Neste minivideo, Liliam Silva, autora do Blog educação-a-distância.com, explica que alunos de EAD precisam receber feedback e orienta o melhor manejo de como o feedback precisa ocorrer para que o aprendiz possa ir adiante em seu processo de construção do conhecimento e alcance o sucesso em seu aprendizado. Liliam Silva, fornece dicas de como o feedback precisa ser fornecido nos diferentes ambientes virtuais de aprendizagem [AVAs] através da figura do tutor de EAD.

#17 “A Importância do Feedback ao Aluno de EAD”

Liliam Silva, autora do Blog educação-a-distância.com, discute neste minivideo a importância do feedback fornecido pelo tutor ao aluno virtual. Você sabe dar feedback? Você sabe receber feedback?

#16 “Pedagogia Sócio-Construtivista em EAD”

Liliam Silva, autora do Blog educação-a-distância.com, neste minivideo nos explica que a pedagogia sócio-construtivista apoiada pela web 2.0 gerou condições relacionais e interativas nos ambientes virtuais de aprendizagem [AVAs] que oportunizaram a disseminação da construção do conhecimento à partir do senso de coletividade, de troca, de compartilhamento entre aprendizes e tutores.