Você Seria Um Tutor Online Eficaz?

Você Seria Um Tutor Online Eficaz?

Será que você seria um tutor online eficaz? Desde que iniciei a carreira como professora-tutora e conteudista, no início dos anos 2000, ouço de maneira recorrente  que os professores de maneira geral vão ser disseminados por conta das novas tecnologias que invadem a Educação. Vamos combinar que a tecnologia não vai substituir os professores, mas certamente os professores que usam a tecnologia com toda a certeza, irão substituir facilmente os professores que não a utilizam. Certo?

 

Certamente o futuro não condena o extermínio do professor, e muito menos das escolas, mas poderemos contar com uma séria e profunda reciclagem por parte destes personagens; que já se inicia em pleno século 21. Penso que a função do professor não seja mais a de entregar conteúdos, mas principalmente oportunizar aos aprendizes a possibilidade de processar e re-significar conteúdos. Esta necessidade torna-se cada vez mais latente e precoce, pois as crianças em seus primeiros anos de vida dentro das escolas formais já dominam a tecnologia!

 

Nativos digitais chegaram e chegam a todo momento para solidificar este processo de mudança na Educação. Nativos Digitais são todos que nasceram após 1980 e que vivem online 24 horas por dia, pois tudo em suas vidas acontece pela mediação das tecnologias digitais, justamente porque nasceram dentro de um ambiente altamente tecnológico. Quando conversam entre si, compartilham vídeos, colocam mensagens em seus blogs e perfis de redes sociais, e assim cruzam o planeta. A Terra ficou pequena para eles!

 

E assim temos uma grande pergunta para uma provocativa resposta! Qual é o papel do tutor em educação a distância em um mundo com tantos especialistas opinando livremente na Web, aos quais os nativos digitais estão buscando informações?

 

Vamos pensar que a tutoria de um curso a distância, não é uma tarefa simples a ser realizada, pois solicita deste agente do conhecimento, muitas atitudes e comportamentos pontuais necessários para que aquele “encontro” naquela “sala de aula virtual”, ocorra da maneira mais eficaz, principalmente sob o ponto de vista do aluno. E o que seria esta eficácia a que me refiro? Creio que aí surgem as nossas reflexões e compartilhamentos de minhas experiências como professora-tutora ao longo de 12 anos.

 

O tutor online necessita deslocar-se de um espaço tradicional de docência, onde ele seja  detentor de determinado “saber”, para poder ocupar  um lugar onde  o ensino-aprendizagem ocorra de maneira construtiva e relacional, e que assim  seja mais estimulante e principalmente atraente ao aprendiz que hoje  já possui em sua bagagem,  um cabedal de conhecimentos oriundos de suas pesquisas em websites, experiências com  MOOCs  ou mesmo a realização de outros  cursos a distância. O aluno contemporâneo sabe bem avaliar a qualidade de um tutor, justamente pelo que acabamos de apontar. Ninguém engana mais ninguém.

 

Se o tutor online não tiver conhecimento profundo daquilo que trata naquela disciplina online, estará fadado ao fracasso e vexame público. Por quê insisto nisto? Porque os nossos alunos chegam cada vez mais hábeis pelas pesquisas que realizam na net;  e caso o tutor  não esteja atualizado e contextualizado com aquilo que trata, o aluno lidera a atuação docente e inverte o processo,  dando aula de conhecimento ao profissional. Quantas vezes vemos em salas online e até presenciais,  alunos conferindo a exposição do professor, ao se conectarem com seus smartphones e tablets fazendo a conferência e consequente pesquisa daquilo que lhes é dito ou teclado!

 

Vamos sempre partir do princípio  que o  tutor atua como um orientador, e na verdade ele só realiza com primazia  a conexão do conteúdo do curso com o aprendiz, tendo  bastante domínio  daquele conhecimento, pois só assim conseguirá realizar bem esta tarefa.  Deve prontamente esclarecer dúvidas de conteúdo e  reforçar  a aprendizagem, como também estimular e gerar motivação junto aos alunos. O tutor se assegurando destas atuações, obterá respeito intelectual de sua classe online, o que já é um ótimo começo. Mas também deverá conquistar seus alunos através de comportamentos afetivos,  que falaremos no próximo post, ok?  🙄

Saiba+

 

 

 

 

 

 

 

Comentário em “Você Seria Um Tutor Online Eficaz?

  1. Está é uma pergunta complexa ,pra ser tutor tem que ser comprometido com o que faz ,fazer seu tempo ,e fazer com que seus alunos visitem a sala virtual para que caminhe sua tutoria com bons propósitos tem que ter conhecimento ,cumplicidade ,uma parceria estou certo?
    Vontade acredito que muitos tenham ,cada um com seu objetivo ,creio eu,

Comentários estão bloqueados.